09 Aug 2022

Tenha em seu coração a pureza das crianças

“Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?’ Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: ‘Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus’” (Mateus 18,1-3).

Meus irmãos, há um desejo, sim, no nosso coração de felicidade, não é? Há um desejo no nosso coração de vida plena, há um desejo de Céu. No fundo, no fundo, há um desejo no ser humano de Céu. É claro que, muitas pessoas, ao buscarem o Céu, infelizmente o buscam em lugares errados. Buscam a felicidade, buscam o prazer, imaginando que, no prazer, haverá felicidade. E nem sempre! Ou, então, é momentâneo: aquele momento de alegria na bebida e tantas outras drogas (porque a bebida também é uma droga), não é?

Mas, meus irmãos, a alegria verdadeira vem de Deus, a alegria verdadeira vem do Senhor. E quem é aquele que alcança essa alegria verdadeira, se não aquele que busca o Reino dos Céus e busca estar com Deus? O nosso desejo deve ser sempre de buscar a Deus e de estar com Ele. E os discípulos perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Então, Jesus tomou uma criança e apresentou-a para eles como modelo. Para chegarmos à felicidade verdadeira, para chegarmos à alegria verdadeira, está aqui o exemplo: ser como uma criança.

Quem vai entrar no Reino dos Céus? Quem for santo e quem for puro como uma criança

O que Jesus nos chama a imitar na criança, senão a humildade, senão a simplicidade, senão a transparência? Já reparou como a criança solta as coisas? E solta várias verdades? Por causa da pureza, por causa da reta intenção.

Quem é o maior no Reino dos Céus? E quem alcança a felicidade? Aquele que vive a humildade, que vive a pureza, que vive a transparência, que vive o serviço ao próximo, ao irmão. Por isso, devemos ter como modelo, como Jesus apresentou aqui, as crianças. “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.

Peçamos, neste dia, que nós sejamos como crianças. E não é no sentido negativo — é evidente o que Jesus está dizendo aqui: de inocência, de ser mimado, mimada; não —, é no sentido desta pureza, de fato, é no sentido da humildade, da simplicidade e da transparência.

Seja transparente com Deus! Seja humilde com Deus! Seja transparente com seu irmão, com sua irmã! Seja humilde, seja simples com o seu próximo! É dessa forma que nós entraremos no Reino dos Céus.

Façamos uma avaliação da nossa vida: estamos vivendo a humildade? Estamos vivendo na simplicidade? Estamos sendo transparentes uns com os outros?

Quem vai entrar no Reino dos Céus? Quem for santo e quem for puro como uma criança! Dá-nos, Senhor, a pureza das crianças.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.