12 Nov 2021

Sejamos vigilantes com a nossa vida a cada dia

“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem” (Lucas 17,26).

A pergunta que precisamos fazer é o que aconteceu nos dias de Noé. Se você se recorda, o Livro do Gênesis nos faz aquela narrativa onde Noé construía a arca; ele, seus filhos, suas noras, seus parentes, sua família, e o resto levava a vida. Muitos até zombavam de Noé, desprezavam-no e não estavam nem aí para ele, ou seja, faziam pouco-caso.

Nos tempos em que nós vivemos, não podemos fazer pouco-caso do Reino de Deus, da arca de Deus, que é a Igreja, porque, na hora em que nós menos esperarmos, seremos levados. O dilúvio levou os homens do tempo de Noé, tantas outras coisas levam a vida humana para perto de Deus ou para longe d’Ele, conforme estamos nos preparando ou não.

Perderemos o Reino do Céu se não soubermos ser vigilantes e cuidadosos com a nossa vida a cada dia

No tempo de Noé, eles comiam, bebiam, davam-se em casamento e todos pereceram. A mesma coisa aconteceu nos dias de Ló, mas o que precisamos ter consciência e ciência é de que não importa o dia nem a hora, se estou preparado, se estou vigilante, estou cuidando de mim, estou cuidando da minha espiritualidade, cuidando da vivência do mandamento do amor, cuidando da minha saúde, cuidando da minha família; se estou em dia com todos, não estou devendo a ninguém (e não é só dever dinheiro, até amor que nós devemos uns aos outros). Enfim, temos que estar sempre com a vida arrumada e ajustada, porque se você for deixar para arrumar a sua casa e o seu coração quando você souber que vai morrer, que Deus vai levá-lo ou que a vida acabou, desculpa, você vai ficar para trás, porque com Deus não dá para improvisar.

Sei que vivemos a cultura do improviso. Você arranja, você arruma em cima da hora, e é sempre aquela correria. Na hora de viajar, de resolver um negócio, tem que sair correndo, é aquele desespero. Essa é a cultura do desmazelo que deixa a nossa vida, de fato, desmazelada, descuidada ou sendo vivenciada de qualquer jeito. Perderemos o Reino do Céu se não soubermos ser vigilantes e cuidadosos com a nossa vida a cada dia.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.