18 Oct 2019

Sejamos amigos uns dos outros na evangelização

“Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo” (2Tm 4,10-11).

Hoje, celebramos a festa do evangelista São Lucas. Que beleza e que graça é esse discípulo, apóstolo do Senhor, companheiro de Paulo na evangelização! O testemunho que Paulo dá, hoje, naquilo que ele escreve ao seu discípulo Timóteo é que muitos o abandonaram, inclusive, Demas o abandonou por amor a este mundo; e outros, por diversos motivos, deixaram-no só naquele momento.

Lucas foi companheiro, foi amigo e esteve sempre presente na vida de Timóteo. Lucas é amigo de Deus, de Jesus e de Paulo; Ele nos conduz, por meio do seu Evangelho, a vivermos uma profunda e verdadeira amizade com Deus, porque é sendo amigo de Deus que seremos amigos e irmãos uns dos outros.

Não podemos estar sozinhos, precisamos ser amigos e companheiros uns dos outros na evangelização

O Evangelho por ele escrito e deixado a nós conduz-nos a uma profunda amizade com o Senhor Nosso Deus. Não é aquela amizade romântica, é a amizade do companheirismo e da união mística.

Lucas nos traz a mística da misericórdia, a qual nos revela a profundidade do amor de Deus presente no meio de nós. Lucas nos revela Deus na Sua essência mais sublime, o Deus que cuida e ama; esse Deus que nos ama e cuida de nós, da nossa pobreza, da nossa miséria e dos nossos pecados. Esse Jesus é amoroso e cheio do Espírito Santo.

O bom amigo é aquele que nos dá a sua essência, é aquele que nos dá o melhor de si. O melhor de Deus é o Seu Espírito, por isso o Senhor nos dá o Seu Espírito, que nos socorre em nossas fraquezas, que caminha conosco e, na verdade, é a nossa companhia em qualquer situação.

Quando Paulo está exclamando que ele está só, mas somente Lucas está com ele, acima de tudo, é o Espírito que o conduz, é o Espírito que o leva para muitos lugares. E muitos não conseguem acompanhar Paulo, porque ele é movido por toda intrepidez do Espírito.

É isso que escutamos também no Evangelho de Lucas, proclamado para nós, hoje, quando o próprio Senhor envia os Seus apóstolos, dois a dois, para que possam levar o Evangelho. Não podemos estar sozinhos, precisamos ser amigos e companheiros uns dos outros na evangelização; e conosco caminha o Senhor, que nos dá o Seu Espírito para que levemos para todas as partes o amor de Deus.

Que São Lucas nos ensine a sermos companheiros, irmãos e amigos uns dos outros na arte da evangelização.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.