09 May 2012

Seja um com Cristo e você produzirá bons frutos

Podemos fazer coisas boas e maravilhosas, mas a verdadeira bondade – a qual nos projeta à santidade de vida – só encontramos n’Aquele que passou por esse mundo fazendo o bem.

Cristo, hoje, nos chama a seguir Suas pegadas. Ele se autoproclama a videira, cujo dono é Seu Pai: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”. Existe uma estreita relação entre a simples árvore e o agricultor, ou seja, o dono dela. Ele trata a árvore com muito cuidado, esperando que, no devido tempo, ela possa dar uvas que produzam o delicioso vinho.

A metáfora que Jesus usa, nesse Evangelho, quer realçar, primeiro, a Sua íntima relação com o Pai, para, depois, destacar nossa ligação com Ele. Somos chamados a estar ligados, “enxertados” no Senhor para que possamos dar frutos.

A íntima inserção dos ramos, no tronco da videira, é uma sugestiva imagem da unidade entre o Senhor e Seus discípulos. Dar frutos é nosso grande desafio.

Não podemos nos conformar com uma paz aparente, só de “sombra e água fresca”, na qual a falta de coragem abunda decididamente, pois somos conhecidos pelos frutos que damos.

Cada um de nós – pois a responsabilidade é individual -, por vezes, tem a tendência de delegar a função de “fazer discípulos”, “pregar o bem” e “dar frutos” somente àqueles que, de uma forma generosa e mais aberta, consagraram sua vida a Deus. Mas não foi isso que Jesus nos disse. Ele foi taxativo.

Todos os ramos dessa videira devem produzir a mesma coisa, ou seja, bons frutos. O prolongamento da Videira Verdadeira, que é Cristo, não pode produzir maus frutos. A não ser que os ramos sejam maus! Se assim for, estes ramos terão que ser cortados e lançados ao fogo, pois não podem, de forma alguma, produzir frutos estéreis.

Pergunto-lhe: “Que tipo de fruto você tem dado ao seu pai, esposo, filho, ou à sua mãe, esposa,  filha, vizinha, colega? Em que tipo de videira você está enxertado?”.

Percebeu que, por haver uma relação indivisível entre Jesus e o Pai, Cristo passou por este mundo fazendo o bem? Deus é o Sumo Bem, Sua essência é a bondade. Portanto, Seu Filho não poderia ser diferente d’Ele! Seja também um com Cristo; assim, você produzirá bons frutos.

“Pai, reforce minha união com Seu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que espera de mim.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.