20 Feb 2009

SEGUIR JESUS IMPLICA TOMAR A CRUZ Mc 8,34-9,1

Nesta passagem do Evangelho Jesus indica o caminho para nossa felicidade terrena e eterna. Se alguém me quer seguir, tome sua cruz, renuncie a si mesmo e me siga. Com esse ensinamento podemos perceber que o sofrimento nem sempre causa a infelicidade. Sobretudo quando é visto como um completar na carne o que falta a Paixão de Cristo, como nos ensina São Paulo.

Seguir a Jesus significa vivenciar seus ensinamentos, tornar prática a fé que temos na sua pessoa, porém, tudo isso feito conscientemente e não levados apenas pelas circunstâncias e com resignação. Já que não tenho outra saída então que seja assim.

É necessário termos plena consciência de que Jesus não veio para organizar o mundo pelo exercício do poder, mas para transformar o mundo pela prática do amor humilde e solidário. Isto implica sacrifício, jejum, penitência, partilha e despojamento. Por isso, Jesus, retoma a instrução aos discípulos quanto ao despojamento de si mesmos e à disponibilidade a serem assumidos por eles.

Perder a vida por causa de Jesus é desprezar os sedutores projetos de sucesso de enriquecimento e consumismo, oferecidos pelos poderosos deste mundo. Perder sua vida é ser para o outro, estar a serviço dos mais necessitados e excluídos, como Jesus. É viver o amor, comprometendo-se com a luta em vista da restauração da vida e da conquista da Paz.

Senhor Jesus Cristo, muitas vezes eu e os da minha família estamos bem agarrados à nossa vida. Não queremos abandoná-la mas guardá-la totalmente para nós. Queremos possuí-la, não oferecê-la. Mas tu nos precedes e mostras-nos que é apenas dando a vida que a podemos tê-la em plenitude e eternamente. Tu nos ensinas: o caminho para que isto aconteça é a cruz.

Tu nos dizes que a cruz é a oferenda de nós mesmos. Todavia, isto nos pesa bastante. Dai-me a graça de entender que na Tua Via Sacra, tu levaste também a minha cruz e não a levaste apenas num momento qualquer do passado, uma vez que o Teu amor é contemporâneo à minha existência. Leva-la hoje, comigo e por mim, e, de maneira admirável, queres que também eu, hoje, como outrora Simão de Cirene, leve contigo a Tua cruz e, acompanhando-Te, me ponha contigo ao serviço da redenção do mundo.

Ajuda-me não só a acompanhar-Te com nobres pensamentos, mas a caminhar pelo Teu caminho com o coração, mais ainda com os passos concretos da vida do meu dia-a-dia. Liberta-me da vergonha, do medo da cruz, do medo diante do que as pessoas possam dizer de mim até mesmo os da minha casa, da minha família, da troça dos outros, do medo que a minha vida possa escapar-me se não aproveitar tudo o que ela me oferece.

Ajuda-me a desmascarar as tentações que me prometem a vida, mas cujas consequências me deixam, no fim, sem objectivo e desiludido.

Ajuda-me a não me fazer senhor da minha vida nem da dos outros. Pois a Ti pertence. Dai-me força e coragem para renuniciar-me a mim mesmo e a tomar a minha cruz todos os dias e Te serguir.

Acompanhando-Te pelo caminho do grão de trigo que cai na terra para dar muito fruto (Jo12,24), ajuda-me a encontrar, “perdendo a minha vida”, o caminho do amor, o caminho que me dá verdadeiramente a vida, a vida em abundância.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.