21 May 2022

Reze para que o mundo experimente o amor de Jesus

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia’” (João 15,18-19).

Veja, meus irmãos, o cristianismo é, por sua natureza, uma realidade que se contrasta com a mentalidade do mundo, é automático. Não dá para combinar cristianismo com a mentalidade mundana, ele se contrapõe radicalmente, inclusive. Por isso podemos dizer que existe um ódio prévio que nós trazemos conosco, o mesmo ódio que foi nutrido contra Jesus, o mesmo ódio que O levou a dar a Sua vida por amor a toda a humanidade.

Então, quando somos batizados e inseridos na comunidade cristã, já trazemos previamente esse ódio, porque se odiaram Jesus, vão também odiar os cristãos. É duro reconhecer essa realidade, porque não podemos fazer disso um vitimismo para dizer: “Coitados dos cristãos, porque eles sofrem”. Não, isso não é vitimismo! Também não podemos fazer disso uma forma de satisfação, um determinado prazer em sofrer, como se o sofrimento, a perseguição, o ódio que sofremos fosse uma espécie de medalha de honra ao mérito.

Deus também não desejou que as pessoas odiassem o Seu Filho, Deus não desejou que o Seu Filho passasse por essa experiência. O ódio nunca foi querido por Deus. Jamais! Agora, para entendermos que não é uma felicidade — entenda muito bem — não é uma felicidade ser perseguido, não podemos fazer disso um pretexto, justamente para deixar de nos comprometer radicalmente com o anúncio do Evangelho.

O mesmo ódio levou Jesus a dar a Sua vida por amor a toda a humanidade

Como eu disse: não é felicidade de Deus que existisse esse ódio contra o Seu Filho e contra os discípulos do Seu Filho, mas isso não pode nos desencorajar da vivência radical dos valores do Evangelho na sua família, no seu trabalho, no ambiente onde você está.

Você precisa também ser esse contraste, você precisa caminhar na contramão, porque o cristianismo é assim: temos que nos encorajar sem vitimismo, sem fazer disso um mérito da nossa parte, por ser perseguido por causa do nome de Jesus. Mas nos alegrar, porque fomos capazes de fazer a nossa escolha, e não nos alegrar porque essas pessoas estão fora da graça de Deus, essas pessoas que criticam, essas pessoas que falam mal do cristianismo estão afastados de Deus.

Isso não deve ser motivo de alegria para nós, isso deve ser motivo para nós de ainda mais rezar, de ainda mais nos comprometer com o Evangelho, para que essas pessoas também tenham a graça de experimentar o que nós experimentamos.

Só existe alegria por uma configuração perfeita a Cristo; isso deve ser a nossa alegria! Se você passa por alguma experiência de sofrimento, de perseguição por causa do nome de Jesus, alegre o seu coração, porque essa é uma oportunidade de você configurar-se ainda mais a Cristo, quando você está sofrendo alguma realidade por causa do nome d’Ele, só por isso. As outras realidades, rezemos para que o mundo também creia, rezemos para que o mundo acolha Jesus Cristo como Senhor e Mestre, rezemos para que o mundo experimente profundamente o amor que nós experimentamos.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.