22 Apr 2022

Quando as coisas não estão bem, Jesus está ao meu lado?

“Naquele tempo, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus. Simão Pedro disse a eles: ‘Eu vou pescar’. Eles disseram: ‘Também vamos contigo’. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então, Jesus disse: ‘Moços, tendes alguma coisa para comer?’ Responderam: “Não”. Jesus disse-lhes: ‘Lançai a rede à direita da barca, e achareis’. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes” (João 21, 1-6). 

Vejam, é mais um relato de uma pesca milagrosa e, agora, já no final do Evangelho de São João. Você se recorda que, no começo do Evangelho de São João, também existia uma certa frustração por aquela pesca que não teve sucesso, mas, agora, de novo, o Ressuscitado está no meio de seus discípulos.

E Jesus nos procura justamente quando as coisas estão mal. Engraçado que Jesus tem esse hábito de nos procurar quando as coisas não estão bem, porque Ele sabe que são nesses momentos de provação, de queda, de tristeza que nós mais precisamos d’Ele. E como Ele é fiel, Ele não nos abandona. Ele está justamente nesses momentos; nos procura nesses momentos de falência, de desilusão e frustração.

Jesus tem uma palavra de esperança para nós

Só quem ama você de verdade não tem medo de estar perto de você, até mesmo quando não convém, pois um amor de verdade é assim. E esse é o amor com o qual Jesus nos ama. E este é o amor do Ressuscitado: quando as coisas não vão bem, Jesus está perto de nós. 

Agora, num momento de crise, qual é a saída para todos nós? Qual é o apelo que a Palavra de Deus faz a todos nós, no momento de crise? A obediência. Porque os discípulos escutaram a voz de Jesus e obedeceram ao comando d’Ele para lançar as redes. E olha que Jesus não era especialista em pesca, Ele era filho de carpinteiro, não entendia muito de pesca, mas os discípulos entendiam que o Mestre tinha uma palavra de esperança. É preciso saber ouvir a voz que me diz: “Tenta de novo, mais uma vez, coragem! Vai dar certo”, essa voz que ecoa no nosso coração é de Jesus.

Interessante que o Evangelho diz que: enquanto os discípulos estavam lá, no mar, onde Jesus estava? Ele estava à margem do mar. Obedecer quem tem os pés na terra firme, obedecer enquanto nós temos um apoio, uma referência: alguém que tenha uma palavra mais objetiva do que a minha, porque eu posso, no momento de crise, estar tomado pelo medo, pela decepção, pela frustração, pela raiva, por uma ferida, então, naquele momento, eu não posso me guiar por mim mesmo, eu preciso confiar na palavra do outro. E os discípulos confiam na palavra de Jesus, que está à margem, com os pés na terra, ou seja, Cristo está na vontade de Deus; Ele tinha uma palavra de esperança para os seus discípulos, e eles precisaram confiar nessa. 

E é assim na nossa vida: quando alguém, que está de fora de uma situação, nos dá um conselho, um conselho evangélico, um conselho consistente, é o momento também de nós, no nosso coração, obedecermos à voz dessa pessoa que, muitas vezes, é a voz de Deus para nós. Então, hoje, que o Ressuscitado traga essa palavra de esperança; e que o meu e o seu coração obedeça à voz do Senhor.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.  Amém!

 

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.