26 Jun 2019

Precisamos ter atenção com os falsos profetas

Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes” (Mateus 7,15).

Precisamos cuidar de tudo aquilo que está ao nosso lado, cuidar-nos e prevenir-nos do que é falso, daquilo que é enganador e nos ilude. Facilmente, somos iludidos e enganados, porque as pessoas vendem as coisas no pacote; e, geralmente, os pacotes são tão bem feitos, amarrados e decorados, que prestamos mais atenção nele do que no conteúdo, prestamos mais atenção na capa do que naquilo que vem dentro.

Uma capa bem feita e bonita é o que nos chama à atenção. Pegamos um livro e a capa dele está linda, mas não significa que, dentro dele, o conteúdo seja, de fato, bom. Pode ser que o livro só tenha capa, mas não tenha conteúdo nenhum ou o conteúdo que esteja dentro dele seja falsificado.

Já nos venderam produtos falsos, já nos iludiram com falsas promessas, já nos deram coisas que seriam a salvação da vida, a solução dos nossos problemas, mas, na verdade, viraram verdadeiras complicações para nós. Precisamos cuidar do que é falso para não sermos iludidos, inclusive, cuidar daquilo que falseia a própria Palavra de Deus.

Falar de Deus todos nós podemos. Eu conheço pessoas que não creem em Deus e sabem falar das coisas d’Ele, sabem verbalizar a realidade de Deus. A questão não é aqueles que falam, porque nós temos a necessidade de ouvir algo para nos consolar, direcionar-nos e nos conduzir; e aí que está, pois quem nos conquista pelo ouvido conduz os sentimentos e os afetos do nosso coração.

O nosso coração é, muitas vezes, conduzido e seduzido para o erro, porque não prestamos atenção nas vozes que entram em nós.

Precisamos ter atenção com os falsos profetas. Ainda que a pele seja maravilhosa, ainda que a mensagem seja linda, muitos falsos profetas são verdadeiros lobos ferozes que nos roubam de Deus, que nos fazem servir a Deus de forma enganosa e falsa.

Precisamos pedir a Deus discernimento, para não permitirmos que nossas ovelhas sejam enganadas por falsos profetas

Todos nós temos boa intenção em servir o Senhor, mas, na boa intenção, caímos na sedução e na lábia, que nos promete curas, vida fácil, que promete resolver todos os nossos problemas, que simplesmente fala de Deus e não tem uma história comprometida, uma vida verdadeiramente evangélica. Não basta ouvir, é preciso conhecer. Por isso a ovelha precisa reconhecer a voz do seu pastor.

Estamos num mundo onde há muitas ilusões e enganos; e, no aspecto religioso, aspecto da vida sagrada, há muitos enganos em nome de Deus, de Jesus, em nome da fé.

A religião é uma bênção, é o canal que nos liga a Deus e nos leva de volta a Ele. Não posso, no entanto, deixar de dizer, como um homem religioso, que há muita coisa que engana no meio religioso, há muitos falsos profetas. Olhando as confusões que há em nome da fé em todos meios, precisamos pedir a Deus o bom e verdadeiro discernimento, seja para não enganar nem para não ser enganado, mas, sobretudo, para não permitir que nossas ovelhas sejam enganadas e iludidas por falsos profetas.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.