22 Aug 2021

Precisamos saber a quem nós queremos servir

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,68-69).

Muitos discípulos abandonaram Jesus porque para eles Suas palavras pareceram duras demais, sobretudo, quando Ele, ensinando o caminho da vida, ensinou-nos que a salvação passa por comermos e bebermos Seu Corpo e Seu Sangue, o Pão da Vida. Que linguagem dura para alguns! E por isso eles O abandonaram.

Jesus voltou para aquele grupo que ainda estava com Ele, sobretudo para os Seus mais próximos, e foi muito claro: “E vocês, também irão me abandonar?”. Pedro, mais uma vez, tomou a palavra e disse: “Senhor, a quem nós iremos se somente tu tens palavras de vida eterna?” (cf. João 6,67-68).

Eu me volto para a beleza e a sabedoria da Primeira Leitura da missa de hoje, do Livro de Josué. É Josué quem, diante da posse daquela terra prometida — terra de muitos atrativos, muita profanação, idolatria, culto a muitos deuses —, no meio de tudo aquilo que o povo encontra pela frente, Josué pega a sua casa e a sua família, pega os seus e faz um pacto: “Eu e toda a minha casa, eu e toda a minha família tomamos uma decisão: iremos servir ao Senhor” (cf. Js 24,15). É essa questão: e nós, nos dias de hoje, a quem nós queremos servir? A quem nossa casa quer servir? A quem nossa família quer seguir?

Você precisa reunir sua casa, sua família e decidir a quem a sua família quer servir

Ora, o mundo está aí com suas propostas, com seus caminhos, com suas seduções, inclusive, entrando de uma forma ostensiva em nossa vida, entra pelos celulares, smartphones, televisão, pelos computadores, entra por todos os meios. E nós precisamos saber a quem nós queremos servir.

Você que é pai e mãe de família, você precisa fazer como Josué, você precisa reunir sua casa, sua família e decidir a quem a sua família quer servir, porque nossas famílias estão divididas; nossas famílias, muitas vezes, estão servindo e seguindo este mundo, nossas famílias não conseguem nem se reunir como família para rezar, para adorar, para cultuar a Deus, porque são tantas horas na frente da televisão, do computador, nas ocupações da vida, são tantas horas com um smartphone na mão.

Onde está o seu coração? Onde está o coração da sua família? A quem a sua casa quer servir? A quem a sua família quer servir? Se você não tem tempo, se sua casa não tem tempo nem para o culto divino, se a sua casa e a sua família não tem tempo nem para reunir-se para orar, para colocar-se na presença do Senhor, é preciso questionar-se. Onde está a sua autoridade de pai? Onde está a sua autoridade de mãe? Não é para ser autoritário com os filhos, não é para obrigar ninguém, porque Deus não quer ninguém Lhe servindo por obrigação, mas sim por amor.

Qual é o amor da sua família? Qual é o amor da sua casa? Estou dizendo com toda a propriedade: reúna a sua casa, a sua família e olhe o exemplo de Josué. A pergunta que foi feita aos israelitas é feita a nós cristãos hoje: a quem nós queremos servir? A quem nós queremos seguir? Não responda no pensamento e no sentimento, responda com a vida, responda com atitude, responda realmente você e sua casa. Até digo: coloque, hoje, no espelho do seu banheiro, na porta da sua casa, a quem a sua casa deseja servir e seguir.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.