22 Mar 2017

Precisamos ensinar os mandamentos de Deus ao próximo

Devemos não só observar os mandamentos, mas ensinar outros a vivê-los

Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mateus 5, 19).

Queremos observar duas coisas importantes no ensinamento de Jesus ao nosso coração no dia de hoje. O primeiro deles é não desconsiderar os mandamentos, não relativizar os mandamentos da Lei de Deus, que são vias para a nossa salvação, o procedimento que todo cristão, todo homem e mulher de Deus precisam ter para fazer parte do Reino de Deus. Os mandamentos do Senhor são vida para a nossa vida!

Não leve os mandamentos como proibições, como regras colocadas, inquisitórias, “faz isso ou faz aquilo”. Coloquemos os mandamentos da Lei do Senhor como vida para a nossa vida.

Todo mandamento têm o divino, a presença amorosa de Deus nele, desde o primeiro – amar a Deus sobre todas as coisas – ao último, que nos chama a não cobiçarmos nada que seja do outro. São divinos os mandamentos de Deus. E tudo aquilo que é divino é vida, é sagrado; é vida para a nossa própria vida. Por isso, digo a você: não desconsidere os mandamentos do Senhor.

Às vezes, estamos acostumados a fazer uma coisa, e essa coisa é errada, então dizemos: “Os outros mandamentos eu cumpro, mas esse aqui…”, e quando vemos, relaxamos e, mais ainda, o coração se corrompe; então, começamos a desconsiderar aquilo que é tão importante, aquilo que não podemos deixar de lado. Não desconsideremos um só mandamento do Senhor.

Quando precisamos revisar nossa vida, quando precisamos colocá-la no eixo, no prumo, a primeira coisa que temos de olhar como reflexo é para os mandamentos da Lei do Senhor. Eles são como espelhos que nos ajudam a rever nossa relação com Deus e com nosso próximo. Olhemos sempre para esse espelho, para nos revermos, para fazermos esse exame de consciência diário, não somente quando vamos à igreja nos confessar, mas todos os dias, para nos revermos a partir desses mandamentos.

A segunda coisa é que nós devemos não só observar os mandamentos, mas ensinar outros a vivê-los. Não podemos fazer o contrário, porque, às vezes, vivemos errado e queremos que o outro viva também. Aqui está a tragédia e o grande erro da vida.

Se você percebe que está errado e ainda não conseguiu se corrigir, peça a graça de Deus para se corrigir, mas nunca caia, por favor, no mal de ensinar o que faz de errado para que o outro também faça.

Desculpe-me, mas há pessoas que levam vantagem em tudo o que fazem e até consideram essas vantagens desonestas como algo honesto. Além de fazer o que é errado, ainda querem ensinar os outros a fazerem também. Não faça isso, estamos sendo desonestos conosco, com Deus, com a nossa consciência e moral.

Que aprendamos a nos corrigir a cada dia, mas não caíamos no mal maior, que é o de fazer errado e ainda ensinar o outro a viver no erro.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.