04 Jul 2015

Precisamos de novas atitudes a cada dia

Precisamos de novas atitudes a cada dia. Senão seremos sempre aqueles que ficam presos no que é velho, no que é antigo e, muitas vezes, naquilo que não se renova e não serve para nada.

“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda” (Mateus 9, 16).

 

A Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro no dia de hoje, é um convite para revermos nossa postura e nossos conceitos diante da vida e dos nossos relacionamentos. Isso porque os fariseus estavam muito preocupados com as práticas antigas e colocavam sempre essas práticas e a tradição acima dos verdadeiros valores, como a humanidade, o amor ao próximo, o cuidado, a ternura, o perdão e a misericórdia. Não adianta simplesmente observar as velhas práticas se não temos novas atitudes a cada dia.

O amor é criativo, é oblativo e está sempre se renovando! Muitas vezes, precisamos abrir a cabeça para entender o novo de Deus a cada dia em nossa vida. Não adianta só rezar e colocar em prática os mandamentos se em nossa vida não vivemos o amor e a misericórdia para com o próximo.

Os fariseus estavam preocupados com a prática de quem jejuava como eles em contraposição àqueles que não jejuavam. Contudo, o mais importante não é o jejum, mas o fruto dele. O jejum tem que nos fazer melhores, mais misericordiosos e mais bondosos! Algumas vezes, nós nos preocupamos porque parece que algumas pessoas rezam pouco ou não rezam nada e nós rezamos muito, mas não é importante a quantidade da oração se esta não for transformadora em nossa vida e em nosso coração.

As práticas espirituais devem fazer de nós pessoas melhores, mais humanas, mais sensíveis e mais preocupadas com o bem do outro, porque, se não tivermos uma nova atitude, seremos sempre aqueles que ficam presos no que é velho, no que é antigo e, muitas vezes, naquilo que não se renova. E, uma vez que não se renova, não serve para a vida, pois a novidade é Cristo.

O Evangelho de Jesus, Sua Palavra e o Seu Espírito nunca envelhecem e nunca perdem a força e a vitalidade. O novo vinho no odre velho só estraga o vinho. E um remendo novo numa roupa velha só estraga a roupa (cf. Mt 9, 16). Nada disso traz a novidade. Da mesma forma, se queremos que a Boa Nova de Cristo aja com força em nós, precisamos ter novas atitudes diante da vida e das situações!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.