16 May 2020

Pertencemos ao Reino de Deus

“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence” (João 15,18-19).

Quando Jesus está se referindo ao mundo, é a este mundão marcado pelo paganismo, pelos prazeres e atrativos; e este mundo, é óbvio, não gosta daquilo que é de Deus, porque prefere viver de mentiras, ilusões, enganos e aparências.

O Reino de Deus vive da verdade e da libertação que nos conduz à verdadeira liberdade. O Reino de Deus consiste em amor, justiça e fraternidade, e esse mundo não gosta do que é fraterno, não gosta do que é amor. Esse mundo gosta de nos conduzir para o individualismo, é cada um por si e Deus por todos. Mas esse não é o Reino de Deus.

O mundo quer Deus, a Igreja e as pessoas, todos vivendo a mentalidade mundana, e é onde nos iludimos e nos enganamos. Não podemos inverter a ordem das coisas, porque o mundo precisa se submeter a Deus e não Deus se submeter ao mundo. O mundão tem que se converter para Deus, e não nós, que somos de Deus, nos convertermos para a mentalidade mundana.

Não somos do ódio, das brigas nem das confusões; somos do Reino de Deus

Precisamos viver Deus em nós, porque se o mundo está gostando de nós, é porque vivemos uma vida mundana. O mundo gosta daquilo que lhe pertence, mas não pertencemos a ele. Pertencemos ao Reino de Deus.

Muitos não gostarão de nós, falarão mal de nós, mas não faremos a mesma coisa, porque não somos do ódio, das brigas nem das confusões; somos do Reino de Deus, somos de brigar pela nossa alma, para que ela tenha serenidade, paz e viva na verdade. Somos de brigar para que a nossa alma não se iluda com as confusões do mundo nem com todas as ilusões da sociedade.

O mundo odeia aquilo que é de Deus, porque, primeiro, odiaram o nosso Mestre, até Lhe tiraram a vida e O perseguiram. Então, não nos sintamos os menores, os piores nem criemos complexos pela forma como o mundo nos olha.

Olhamos o mundo ou as pessoas do mundo de forma diferente. O mundo com seus pecados, erros e ilusões, nós desprezamos; as pessoas nós amamos, porque elas pertencem a Deus. Quanto a nós, coloquemo-nos em penitência, em vigilância, em espírito de permanente cuidado para não cairmos novamente nas ilusões e seduções do mundo.

O mundo nos odeia, mas não retribuímos com ódio, retribuímos com amor. O mundo nos ofende, mas retribuímos com o perdão. O mundo não acolhe, mas acolhemos todas as pessoas, porque o Reino de Deus é para todos.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.