20 Jul 2016

Permita que a Palavra produza frutos em seu coração

Precisamos da semente da Palavra de Deus, dos seus frutos para que a nossa vida no Espírito cresça

O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram” (Mateus 13, 4).

 

A grande graça que temos em nossa vida é a Palavra de Deus, semeada e lançada em nosso coração, para produzir vida e frutos. Sabemos que toda semente boa e bem semeada, cuidada e tratada vai crescer, poder produzir muitos frutos para nossa sobrevivência humana.

Se nós precisamos dos frutos da terra para a nossa sobrevivência humana, como nós precisamos da semente da Palavra de Deus, dos seus frutos para que a nossa vida no Espírito cresça, alguém pode perguntar: “Por que eu não consigo ter vida espiritual? Por que a minha relação com Deus não cresce? Por que minha intimidade com o Senhor não acontece?”. Muitas vezes, é por relaxo, por desleixo e falta de cuidado para com a Palavra, que é semeada em nossos corações.

Meus irmãos, vivemos num tempo de abundância. A Palavra de Deus é semeada em nossas igrejas, nas redes sociais, na televisão, no rádio, em todos os lugares. Temos a Palavra ao nosso alcance como nunca a tivemos antes!

Como era difícil para os antigos ter acesso à Palavra! Primeiro, porque muitos não sabiam ler; depois, porque a Bíblia era escrita em sua linguagem original, as pessoas tinham de ir à igreja escutar com muita atenção aquilo que os padres e pastores ministravam, porque, de outra forma, não conheciam a Palavra. Mas como guardavam, como retinham e decoravam o que ouviam!

Hoje, vivemos no tempo da ‘dispersão’, quer dizer, vivemos dispersos demais, distraímo-nos demais e por qualquer coisa. Estamos ouvindo a Palavra, mas já estamos com a cabeça preocupada com outras coisas; estamos na igreja, mas com um aparelho na mão, um smartphone, seja lá o que for! Olhamos para ver se ele vai tocar, se vai mostrar alguma coisa.

Temos uma geração de jovens, infelizmente, extraviada e perdida, porque não conhecem a Palavra de Deus. As tecnologias são maravilhosas, bendita seja cada uma delas!, inclusive porque nos permitem ter acesso à Palavra. No entanto, elas nos distraem, roubam de nós o essencial, não nos permitem mergulhar na Palavra de Deus.

Fazemos parte, de fato, de uma geração dispersa, totalmente desatenta e desleixada, que não consegue centrar-se na Palavra de Deus, porque se os pássaros roubaram aquelas sementes, como diz a Palavra de Mateus 13, 4, você pode prestar atenção em quantos pássaros estão, a cada dia, roubando nossa atenção da Palavra.

Somos capazes de sair da Missa que participamos sem ao menos saber qual foi o Evangelho refletido e pregado. Desculpe-me se, muitas vezes, eu ou qualquer um de meus amigos padres não pregamos bem a Palavra, mas ela está ali, foi dita por Jesus. Escute, dê atenção, medite, reflita e espere, na sua vida, a Palavra que é anunciada a cada dia. Só não crescemos na vida em Deus, porque não damos à Palavra a devida atenção que ela merece.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.