22 Jan 2020

A pedrinha certa para vencermos os gigantes da vida

“Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel que tu insultastes!” (I Sm 17,45).

Davi, o pequeno Davi, está diante de um grande desafio. As batalhas da vida são os desafios que nós temos e, às vezes, somos pequenos diante das grandes batalhas. O pequeno Davi está diante do gigante, do grande Golias, todos em Israel temiam aquele filisteu, sabia que ele era terrível e que ninguém podia vencê-lo.

Mas, desculpe-me, Israel estava olhando apenas os critérios humanos; Israel estava indo para a batalha olhando apenas olhando as aparências humanas. Davi não, pois, ungido pelo Senhor, ele tomou sobre si a responsabilidade.

“É o Senhor que me livrou da garra dos leões, Ele me salvará também deste filisteu”. Ele não estava confiando em suas forças, ele estava confiando na graça de Deus que o conduzia, que o ungia, que o levava, que o escolheu, insignificante, pequeno para ocupar aquele plano em Israel.

É Deus quem nos dá a sabedoria, é Deus quem nos dá a “arma”, a “pedrinha” certa para vencermos os gigantes da vida

Permita-me dizer: nós somos fracos, frágeis, débeis, e os desafios da vida são muitos, eles são grandes como o gigante Golias; quantos “golias” temos nessa vida… Mas nós não precisamos nos tornar gigantes, pelo contrário, temos de nos tornar pequenos porque grande é Deus. Precisamos nos tornar pequenos e humildes, mas profundamente confiantes na graça de que é Deus quem nos impulsiona, quem nos manda para a frente, quem nos unge com o Seu poder; é Ele quem vai conosco para todo e qualquer combate, quando, n’Ele, nós colocamos a nossa confiança.

É isto que Davi faz, ele coloca a sua confiança em Deus; e o gigante vinha pela escada, com as suas armas, com todo o seu poderio bélico; e Davi, com cinco pedrinhas colocadas na sua funda, acerta aquele gigante na testa e o vence.

É Deus quem nos dá a sabedoria, é Deus quem nos dá a “arma”, a “pedrinha” certa para vencermos os gigantes da vida. Por isso, não nos atemorizemos, não desanimemos, não nos sintamos fracassados, desanimados, derrotados porque não fomos para a batalha ou até porque, muitas vezes, perdemos a batalha para a “formiga”, pois, às vezes, somos derrotados até por “formigas”, mas não nos façamos fracos, mas nos façamos pequenos e sejamos fortalecidos pela graça de Deus, para enfrentarmos os “golias” da vida.

É Deus quem nos fortalece, é Ele quem está conosco em todo e qualquer combate.

Deus abençoe você

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.