28 Apr 2022

Peça a Jesus a graça de ter a visão do Alto

“Aquele que vem do Alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida” (João 3,31-34).

Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos caminhando neste tempo pascal. E nós somos impulsionados, a partir da leitura do novo testamento, no Domingo de Páscoa: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do Alto. E, hoje, essa temática “coisas do Alto” volta aqui no evangelho que nós meditamos, porque Jesus está falando aos seus discípulos, e também a cada um de nós, da necessidade de termos esta visão do Alto, que se contrapõe à visão de baixo, à visão da terra, a uma visão carnal. E nós podemos ver a vida, os fatos e a nossa realidade espiritual sob estas duas perspectivas: a visão do Alto e a de baixo.

Nós nos acostumamos muito com a segunda, nos acostumamos muito em ver a vida a partir das coisas de baixo, sem ver o significado profundo das coisas; sem, muitas vezes, dar um sentido espiritual às coisas que nós vivemos. Mas nós estamos aqui, hoje, diante da afirmação de Jesus, de que Ele sim tem a visão do Alto; Ele nos traz, verdadeiramente, as coisas do Pai, as coisas que se referem a Deus, as coisas espirituais. 

Peçamos ao Senhor a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades

Uma vez que o Filho de Deus se encarnou, uma vez que o Filho de Deus se colocou no meio de nós, Ele traz essa visão diferente. A visão de Jesus não é fragmentada, e sim uma visão de conjunto; não é uma visão minimalista das coisas, não é casuística, pois a visão de Jesus é um todo. Jesus vê, por exemplo, o ser humano em todos os seus aspectos, e não simplesmente no aspecto espiritual ou biológico, mas Jesus nos olha com uma capacidade imensa; e nós somos chamados a entrar nessa visão de Jesus. Por isso, Ele nos dá o Seu espírito; Ele disse: “Dá o espírito sem medida”. 

Nós estamos caminhando, neste tempo pascal, mas não nos esqueçamos que também estamos caminhando para a celebração de Pentecostes: cinquenta dias após a Páscoa, nós celebraremos Pentecostes. E esse Espírito que Jesus nos dá, que é enviado sobre todos nós, pelo Pai e pelo Filho, nos traz outras medidas. O Espírito Santo nos traz outras modalidades de ver a vida, outro modo de enxergar a nossa vida, a do outro; de enxergar a vida de Deus, as coisas de Deus. Por isso, há a necessidade de nos aproximar da graça de Deus manifestada em Jesus Cristo, o Senhor; graça de Deus manifestada no Espírito Santo, que é Senhor e dá vida, para que nós aprendamos, de fato, a enxergar as coisas com a visão do Alto.

Os fatos que nos acontecem, por exemplo, as realidades do nosso dia a dia, as mínimas coisas que nos acontecem precisam ter uma visão espiritual, uma visão do Alto, porque todos os fatos, tudo o que nos circunda, tudo aquilo que nos acontece precisa concorrer para o nosso bem, para a salvação da nossa alma, para nos levar para Deus. São Paulo nos garante isto: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”.

Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de termos a Sua visão, a visão do Alto, a visão espiritual sobre todas as realidades!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

 

 

 

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.