27 May 2009

PAI SANTO, GUARDA-OS EM TEU NOME Jo 17,11b-19

Meu irmão, minha irmã é para ti que me dirijo, fazendo também valer a advertência de Jesus aos Seus discipulos. Eu e tu somos de igual modo ameaçados por todos os lados e rodeados pelos leões das desuniões, das brigas, confusões e das divisões familiares e amizades que muitas vezes nos afastam do caminho da unidade, da harmonia, do perdão e do diálogo que nos levariam à verdadeira comunhão com Deus na pessoa do próximo. Por isso, assim como o Mestre não poupou seus discípulos das tribulações que o mundo lhes preparava. Assim para ti e para mim. Deves estar preparado, preparada para o momento da tribulação, se ainda não bateu já a porta da tua casa. Melhor dizendo: o Jesus não nos reserva um lugar especial, geograficamente separado neste mundo, onde estejamos imunes de tentações. Por isso Ele diz: No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé, Eu venci o mundo.

E para que não fiquemos desesperados, entregues ao ‘deus dará’, Ele próprio se põe em oração ao Pai. Reza por todos nós, para que firmes na fé, confiança e esperança em Seu nome, sejamos mais do que vencedores. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Nesta oração vemos o firme propósito de Jesus em nos dar a entender que nós, embora estejamos no mundo e permanecemos nele, sejamos firmes porque não somos do mundo. Meu irmão, tu não és do mundo, não foste criado para as coisas da terra. O teu lugar é o céu. Embora estejas sofrendo, não desanimes. Saiba que tudo isto um dia vai acabar. Precisamos caminhar de mãos dadas para a Jerusalém do Alto. Saiba portanto, que o cenário deste mundo passará e deixará ruínas. Só no céu encontraremos todas a belezas eternas. Será que tu te esqueceste do velho ditado segundo o qual é pelo “fogo que se prova o ouro”? A prova de sua fé acontece no confronto com o maligno, trocando o mal pelo bem, amando os que te contrariam, perseguem, odeiam e dizem todo o mal contra ti. Alías, só assim serás merecedor desta bem-aventurança: bem-aventurados sereis quando vos injuriarem e metindo disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai porque será grande nos céus a vossa recompensa Mt, 5.11-12). Tomando posse destas palavras do Mestre, devemos provar a nossa solidez e fortaleza e não fragilidade de nossa adesão à Cristo.

Diante do futuro confronto com o príncipe deste mundo, Jesus se coloca em oração à teu e a meu favor, já aqui na terra e nos consagra a Deus. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um.

No colóquio com o Pai, Jesus alude ao fato da deserção de um discípulo, seduzido pelo maligno: Nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição. Quero crer que este não és tu e ném o serás porque pela fé, tu queres sempre dizer sim ao projeto de amor. Não te deixas levar pela ganância e tão pouco pelo semente espalhada pelo diabo.

Até porque, Jesus pede a graça da unidade para mim e para ti como seus verdadeiros discípulos. Ele é Um com o Pai, e veio ao mundo para revelar aos homens o Pai, para que os homens comunguem na própria vida do Pai, junto de quem Ele é representante. A unidade é, por isso, a comunhão de vida que existe entre o Pai e o Filho, e que, pelo Filho, vem até aos homens. Os que chegarem ao conhecimento do Pai pela palavra do Filho entrarão na unidade com Deus, se se deixarem consagrar por essa palavra de verdade que o Filho lhes revela.

Todo o seu ministério foi marcado por uma dedicação exemplar àqueles que o Pai lhe confiara. Guardava-os, com desvelo, para não se desviarem do caminho. Falava-lhes do Pai, revelando-lhes a sua face amorosa. Consagrou-os na verdade e os enviou para serem continuadores de sua missão.

A vida do Espírito Santo sobre os discípulos enviados para a missão é a segurança que eles esperam de Deus que os consagra no amor e na alegria. Assim como Deus consagrou o seu Filho, assim também Jesus os consagra à Deus seu Pai e os envia em missão, ao mundo, para serem testemunhos e testemunhas da Verdade, que é a realização da vontade de Deus: justiça, paz e vida sobre a terra.

Portanto, peça ao Senhor a graça da fidelidade, da unidade, da paz e do amor em Deus Pai, através do Filho no poder do Espírito Santo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.