08 Mar 2018

Ouvi e escutai atentamente a voz de Deus

Ouvir e escutar sempre a Deus para não errar e cair

“Dei esta ordem ao povo dizendo: ‘ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes’” (Jr 7, 23-28).

Primeira coisa que o nosso coração precisa saber é escutar, acima de tudo, saber escutar a Deus, por isso que a ordem é sempre essa: “ouvir minha voz, a voz do Senhor”.

Nós precisamos nesse tempo da graça no qual vivemos, pedir a Deus que realmente cure os nossos sentidos. Esses são tudo aquilo que nos fazem viver, é a sensibilidade que há em cada um dos nossos sentidos. E, o primeiro sentido que me chama atenção é o sentido da audição, no que diz respeito, a sensibilidade da escuta, para ouvirmos uns aos outros e escutarmos o que devemos fazer; escutarmos a voz da consciência e para escutarmos a Deus.

Não é que Deus não fala, e sim, os nossos ouvidos que perderam a sensibilidade para ouvir o que é divino, sagrado. Nós ouvimos tantas coisas; por vezes as pessoas passam o dia inteiro com o fone no ouvido para ouvirem as músicas, notícias; até coisas que não deveriam ouvir. Essas coisas não estragam só os ouvidos, estragam também o coração, pois entram por eles, vão para a cabeça e de lá descem ao coração.

Ouvimos conversas fiadas, fofocas, calúnias, acusações; e há verdadeiros programas de televisão e também a internet que nos estragam por dentro. Não estrague sua audição interior e sua sensibilidade auditiva do coração, caso contrário, quando sentar para ouvir a Palavra de Deus, o coração cairá em desvaneio e os ouvidos não conseguirão ter a sensibilidade para escutar, nem mesmo a Palavra for anunciada e proclamada.

Quando a gente tenta retirar-se para ouvir, começam tantos barulhos dentro de nós. Purifiquemos os nossos ouvidos para escutar e ouvir a Deus e deixar que Ele fale a nós, porque, só podemos fazer aquilo que escutamos e falarmos do que ouvimos.

Por isso, a purificação dos ouvidos é a graça que devemos buscar nesse tempo da graça, que é o tempo da Quaresma.

Todas as vezes que deixou de escutar ao Senhor, nosso Deus, o Seu povo bateu a cabeça, extraviou-se.  Nós erramos quando não escutamos; o  filho erra quando não escuta seus pais; a esposa erra quando não escuta seu marido; o esposo erra quando não escuta sua esposa; os pais erram quando não escutam seus filhos; todos nós erramos e caímos quando não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus.

Só não digamos que Deus não nos fala, mas reconheçamos, humildemente, que muitas vezes fechamos nossos ouvidos para não escutar ao Senhor, nosso Deus. Se de fato, O ouvirmos, seremos felizes. Ele há de conduzir a nossa vida!

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.