15 Sep 2016

Os sofrimentos nos deixam mais próximos de Deus

Maria, a Senhora das Dores, intercede por nós e ajuda-nos a não perdermos a direção do Céu, por maiores que sejam os sofrimentos da nossa vida

“Mulher, este é o teu filho” (João 19, 26-27).

Um dia depois da exaltação da Santa Cruz, celebramos a Mãe do Crucificado: Maria, a senhora das dores.

Maria teve tantas dores, a maioria delas costumamos contemplar por causa de seu Filho Jesus: a dor da solidão do abandono, quando não foi compreendida por José; a dor, quando buscava com José um lugar para Jesus nascer; a dor, quando levou aquele Menino para ser apresentado no Templo e Simeão disse: “Uma espada de dor há de transpassar sua alma!”. A dor de Maria quando Jesus, aos 12 anos, perdeu-se no templo em meio àquela multidão, e ela O procurava por todos os lados; a dor de uma Mãe que viu seu Filho ser julgado e condenado injustamente, que viu seu Filho ser crucificado e morto na cruz.

Sabe, meus irmãos, muitas vezes, achamos que as pessoas de Deus, que as pessoas santas não sofrem, não passam por provações, dificuldades nem têm dores. Elas têm dores, e, muitas vezes, estas são ainda maiores. As maiores dores da humanidade estão naqueles que estão junto de Deus, porque se Nosso Senhor levou sobre si as dores de toda a humanidade, aqueles que levam consigo a sua cruz também compartilham as dores e os sofrimentos de toda a humanidade.

Maria sofre por seu Filho, junto d’Ele, porque tudo aquilo que é sofrimento para Jesus é também para Sua Mãe. Porém, não é um sofrimento inútil e sem sentido, mas levado para o sentido salvífico, um sofrimento que não é sofrer por sofrer, mas que amadurece, que nos coloca mais perto e mais dependentes de Deus.

Há pessoas que sofrem tanto na vida, que, simplesmente, se revoltam com a vida e com Deus. Há pessoas que sofrem coisas pequenas ou também coisas grandiosas e não entendem o sentido de sofrimento. Aliás, muitas vezes, o sofrimento não é para ser entendido. No entanto, todo sofrimento vivido em Deus, vivido com a dimensão da salvação, do olhar para Ele, salva-nos e nos redime.

Maria é a mãe que está sofrendo com seu Filho Jesus, é a Mãe que está sofrendo com todos os seus Filhos, com cada um de nós!

Você, que é mãe, sabe que uma mãe nunca se faz ausente, ela é aquela que está sempre presente. Na menor dor que qualquer filho sente, desde o nascer ou em qualquer ocasião, mesmo que se torne homem, a mãe está sempre sofrendo por seus filhos.

A Mãe de Jesus não sofre simplesmente por sofrer, ela tem compaixão, intercede por nós, está conosco. Assim como ela estava de pé com seu Filho, na hora do Seu maior sofrimento, ela está também conosco em tudo aquilo que sofremos nessa vida.

Você não está sozinho, nenhum de nós caminha sozinho! Por maior que seja o nosso vale de lágrimas, a rainha, a Senhora caminha conosco!

Que Maria, a Senhora das Dores, interceda por nós. Que ela nos ajude a não perdermos a direção do Céu, por maiores que sejam os sofrimentos da nossa vida!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.