05 Nov 2021

Os filhos da luz precisam de amor para conquistar o próximo

“Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lucas 16,8)

O Evangelho que nos é apresentado na Liturgia de hoje parece controverso, porque, quase no final dele, diz que o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Entenda que o senhor não é o Senhor Deus, esse é o senhor desse administrador, é o chefe que vai demiti-lo e já o avisou, e sabendo que vai ser demitido, ele vai negociar com aqueles que devem para o seu patrão. Quem deve 20, ele manda pagar 10, ajeita as contas, e assim por diante ele vai abatendo as dívidas de cada um. Para quê? Porque ele sabe que, uma vez que ele vai estar desempregado, vai depois encontrar amigos que possam lhe favorecer. Ou seja, na desonestidade ele age com esperteza.

Você já viu como é que são as pessoas que fazem negócios neste mundo? Elas fazem qualquer negócio e, muitas vezes, agem com uma habilidade que engana qualquer um de nós, têm uma lábia, têm uma forma de falar e de agir; às vezes, você vai comprar um negócio, ele negocia com você, faz uns abatimentos, quase que lhe dá de graça, para não o perder. Isso é habilidade! Habilidade é o que o mundo tem para conquistar as pessoas para os seus negócios, habilidade é o que o mundo tem para vender a sua mercadoria, para fazer a sua propaganda.

Nós que fomos conquistados pela luz de Cristo nos comportamos, muitas vezes, de uma forma tão passiva diante das coisas de Deus

Muitas vezes, compramos uma coisa até que não tem utilidade nenhuma ou vamos deixar de lado, de escanteio, porque nos deixamos levar pela propaganda que nos ludibriou, que nos seduziu e enganou. O que chama atenção é a esperteza, porque os filhos deste mundo agem com esperteza nos seus negócios, os filhos deste mundo são mais hábeis, mais espertos, são mais dedicados naquilo que fazem.

E nós que fomos chamados e conquistados pela luz de Cristo nos comportamos, muitas vezes, de uma forma tão passiva e inerte diante das coisas de Deus e na própria relação com o próximo. Aqui não é para trazer a desonestidade para as coisas de Deus, mas é para ter habilidade para conquistar, para falar e evangelizar.

Precisamos usar da inteligência, da sagacidade, precisamos realmente ter habilidade evangélica para anunciarmos Jesus. Imagina uma pessoa que vai anunciar Jesus com a cara amarrada, com a cara azeda, vai anunciar Jesus de uma forma tão amarga! Como é que vamos conquistar as pessoas para Deus? Muitas vezes, as pessoas de Deus não conseguem nem levar os da sua própria casa para Ele. Sabe por quê? Porque ela vai para a igreja, mas ela volta de lá falando mal das pessoas, falando mal do padre, da sua própria pastoral. Quem é que vai sentir atração por uma coisa dessa, que só provoca discórdia e confusão? A própria pessoa que é da igreja fala mal das coisas da igreja, vive semeando fofoca, discórdia e confusão. Como ela vai atrair?

No Reino de Deus é a santidade, a verdade, a pureza e o amor que atraem as pessoas. Então, são essas habilidades que os filhos da luz precisam usar para conquistar pessoas para o Reino de Deus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.