02 Oct 2020

Os anjos trazem a presença de Deus até nós

“Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,10).

Celebramos, hoje, a graça da presença de Deus no meio de nós através dos Seus anjos. A palavra “anjo” quer dizer “mensageiro”, mensageiro de presença, ou seja, a mensagem de Deus é a Sua presença na vida de cada um de nós.

Uma das coisas mais belas da natureza de Deus é que, no momento em que fomos concebidos, no ventre da nossa mãe, Ele já marcou presença em nossa vida, nos dando um anjo guardião, anjo custódio, anjo companheiro, anjo da guarda, o nome é o que menos importa, a realidade é o que mais interessa, é a presença de Deus na nossa vida.

É para nos dizer que não estamos sozinhos, não caminhamos sozinhos nesta vida, mas Ele mesmo ordenou aos Seus anjos que nos guardem e nos acompanhem em todos os caminhos da vida. Às vezes, ainda não paramos para prestarmos atenção nessa realidade, para contemplarmos, para testemunharmos e sentirmos a presença amorosa de Deus em nossa vida.    

Os anjos de Deus estão no meio de nós. E que graça poder dizer: “Eu tenho um anjo que é somente meu”! Assim como o amor de Deus é personal, é para cada um de maneira individual, o anjo que Ele dá a cada um é um anjo amigo, anjo presença divina, anjo que está conosco para o que der e vier, desde o momento da nossa concepção.

Quanto mais puros buscarmos ser na integridade da vida, mais os anjos poderão nos acompanhar

Não podemos desprezar a vida humana de forma alguma, desde que ela foi concebida no ventre de uma mãe, ela tem de ser respeitada e amada, porque ali é uma presença e uma vida divina; porque ali Deus se faz presente; porque ali Deus presenteou a existência com seu próprio anjo da guarda para acompanhar essa vida.

Outra coisa importante a ser dita é que precisamos respeitar, valorizar e, sobretudo, contemplar essa presença angelical em nossa vida. Às vezes, reclamamos… “Por que passamos por isso?” ou “Onde estava o nosso anjo”. O nosso anjo está conosco onde quer que estejamos, mas se não o respeitamos, não o valorizamos; se não invocamos a sua presença, se não nos entregamos e não obedecemos, os anjos não podem fazer muita coisa por nós.

Se você está dirigindo e corre mais do que deve, nem o anjo vai te acompanhar; se você está se embriagando, manchando o seu corpo, se você está levando a sua vida de uma forma desnorteada, errada e pecaminosa, nem os anjos dão conta.

Respeitemos essa presença amorosa de Deus na vida de cada um de nós, pois os anjos são puro Espírito, presença pura de Deus em nós. O quanto é importante valorizarmos a pureza de alma, de pensamentos e sentimentos.

Quanto mais puros buscarmos ser na integridade da vida, mais os anjos poderão nos acompanhar, e a companhia deles será cada vez mais lúcida na vida de cada um de nós.

Deus abençoe você!  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.