29 Sep 2020

Os anjos de Deus comunicam o amor d'Ele por nós

“Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1,51).

Hoje, temos a graça de celebrar os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Estamos contemplando a presença angelical dos anjos, dos arcanjos de Deus no meio de nós. A primeira coisa importante de dizer é que não podemos perder a visão do sobrenatural. Acostumamo-nos com as coisas do mundo, com as realidades humanas que nos entretemos com as coisas humanas e nos esquecemos ou deixamos em segundo plano a realidade espiritual tão presente e tão real no meio de nós. É aquilo que os olhos não conseguem ver, as realidades invisíveis que estão no meio de nós.

Por mais que façam figuras e imagens dos arcanjos, eles não têm aparências humanas, eles são realidades espirituais. Quando eu preciso conversar com meu anjo da guarda, quando eu preciso invocar os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, não preciso ter a imagem deles perto de mim. É claro que, onde os tiver, nos ajudará a lembrar e recordar, mas eles são realidades espirituais maravilhosas, são criaturas criadas por Deus, para a glória d’Ele primeiro.

Não se esqueça disto: os anjos estão para glorificar a Deus; e a função deles é a glória de Deus, mas todo anjo é mensageiro, é presença de Deus. Todo anjo é aquele que traz Deus para o meio de nós, e é isso que faz no meio de nós os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Deus está no meio de nós e os Seus anjos estão a serviço da comunicação do Seu amor por nós

O maior deles, ou o mais conhecido, o mais citado pelas Sagradas Escrituras é, justamente, aquele que nos defende contra as incidias e maldades do maligno: Miguel. Para nos dizer que ninguém é como Deus, ninguém é maior do que Ele. Estou vendo pessoas tendo medo do demônio, falando mais dele, o exaltando, mas não precisamos.

Miguel Arcanjo pisa na cabeça da serpente, ele pisa na cabeça do maligno e com sua espada desembainhada (no sentido figurativo da palavra) está dizendo: o demônio não tem poder sobre nós. Quando você sentir o poder do mal, invoque, por favor, a São Miguel Arcanjo, ele é Deus no meio de nós combatendo o poder do mal.

No meio do mundo em que vivemos há muitas doenças e enfermidades. Olhemos as pandemias, não é só a do coronavírus, mas tantas outras endemias, realidades e enfermidades do corpo, da alma e do espírito.

A saúde de Deus se chama Rafael, é o anjo da cura divina. Invoquemos São Rafael, invoquemos a presença da cura, da medicina divina no meio de nós. Deus nos quer curados e restaurados porque, na eternidade, seremos plenos, e São Rafael é aquele que nos dá a luz da cura divina.

A maior das tragédias humanas é a comunicação, não sabemos nos comunicar uns com os outros e não deixamos que a comunicação da graça de Deus esteja em nós. E, por isso, há tantos atropelos, desentendimentos, ofensas e desavenças.

A comunicação divina se chama Gabriel, invoquemos o arcanjo Gabriel para que Deus nos comunique a Sua graça e para que sejamos comunicadores da graça de Deus com o auxílio dessa presença amorosa de Deus, que é o arcanjo Gabriel.

Deus está no meio de nós e os Seus anjos estão a serviço da Sua glória, da comunicação da graça e do amor d’Ele por nós.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.