01 Aug 2022

O Senhor tem compaixão de você!

“Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: ‘Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!’. Jesus porém lhes disse: ‘Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!’” (Mateus 14,14-16).

Meu irmão e minha irmã, iniciamos este mês de agosto, mês vocacional, e aqui nós vemos um dos sinais do Senhor: a Sua compaixão para com o Seu povo. É claro que, depois, Ele realizou a multiplicação dos pães, mas o primeiro sinal de Nosso Senhor é o Seu amor por nós, é a Sua compaixão. O Senhor teve compaixão daquela multidão, por isso, sinta-se também profundamente amado por Nosso Senhor porque Ele tem compaixão de você.

O Senhor se compadeceu daquela multidão porque estava com fome. E o interessante, o bonito, é que eles, primeiro, buscavam o Pão da Palavra, mas eles estavam famintos também na sua necessidade física, biológica; e o Senhor teve compaixão também da necessidade biológica daquele povo. Só que os discípulos queriam dispensar aquele povo, mas Jesus não. “Dai-lhes vós mesmos de comer!”; Jesus sentiu compaixão e ensinou os discípulos que eles também precisariam ter compaixão do povo.

Diante da compaixão que nós recebemos, também nós precisamos oferecer

Meus irmãos, é isto que acontece: o Senhor tem compaixão de você, mas que você também tenha compaixão dos seus irmãos, daqueles que estão à sua volta. Por isso, Jesus provocou, ali, cada discípulo. Ele nos provoca também! Diante do amor que recebemos, também precisamos dar; diante da compaixão que nós recebemos, também nós precisamos oferecer. “Dai-lhes vós mesmos de comer!”. E aqueles discípulos foram provocados a dar, a dar-se, e aí sim o Senhor realizou o milagre ali, diante dos pães que foram apresentados a Ele, Ele multiplicou.

Meu irmão, não podemos deixar de assistir o irmão, deixar de ajudar o irmão, mesmo com o nosso pouco, porque Deus pode fazer daquele pouco o muito. Sim, vamos fazer esse caminho, meus irmãos. Sintamo-nos profundamente amados, sintamo-nos debaixo da compaixão de Deus. Mas uma vez que o Senhor tem compaixão de nós, Ele deseja que nós também nos compadeçamos uns dos outros.

O que você tem? Ofereça-o também a seu irmão, ofereça-0 também a seu próximo! “Mas é tão pouco!”, mas, nas mãos do Senhor, esse pouco vira muito.

Acolha a compaixão e seja também compaixão. Dê do seu pouco, porque, do seu pouco, o Senhor pode fazer muito e pode saciar a fome de muita gente, fome material, mas fome também espiritual. Dê Deus para as pessoas, uma vez que você já recebeu e tem Deus dentro de si.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.