19 Apr 2022

O Senhor permanece com você porque está vivo!

“Naquele tempo, os anjos perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’ Ela respondeu: ‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram’. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: ‘Mulher, por que choras? A quem procuras?’. Pensando que era o jardineiro, Maria disse: ‘Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar’. Então, Jesus disse: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’ (que quer dizer: Mestre)’’ (João 20, 13-16).

 

É um belíssimo encontro de Jesus com Maria Madalena, em mais um relato desse encontro dela com o Ressuscitado. Encontro que selou aquele outro precedente de Jesus com ela e que transformou a vida dela. E veja no diálogo de Jesus que: quando Ele diz o seu nome “Maria”, ela se recorda de todo o percurso, de todo o caminho de amor que ela havia feito com Ele. E precisa ser assim também na nossa vida. Hoje, o Ressuscitado também quer profetizar, quer proclamar, quer dizer o meu e o teu nome, para experimentarmos, no nosso coração, a força do amor d’Ele que vence até mesmo a morte. Eu acredito que faltava esse passo para que Jesus pudesse colocar, no meu e no teu coração, uma certeza de que não dá mais espaço para duvidar do quanto ele nos ama. E, se você ainda tinha, no seu coração, alguma dúvida, que essa cesse definitivamente.

O Senhor está com você; Ele permanece porque está vivo no meio de nós

A Páscoa começa sempre com o mal entendido: se pensava uma coisa, mas era outra totalmente diferente; se pensava que fosse o fim, mas era só o começo. Maria Madalena estava ali aos prantos, mas a boa nova iria chegar aos seus ouvidos, aos seus olhos; e ela poderia contemplar de muito perto a ressurreição de Jesus. Ela não poderia imaginar que: aquele sepulcro vazio se tornaria para sempre um sinal palpável da ressurreição. Eu falei disto numa homilia precedente: a mudança no coração dessas pessoas se tornou a prova mais evidente da ressurreição. Pois, ao lado desse testemunho do sepulcro vazio, do corpo do ressuscitado, está a mudança nos corações. 

Para Maria, aquele túmulo ali era só mais um lugar onde ela podia derramar as suas lágrimas. Talvez, nós também vivenciamos, na nossa vida, esses lugares de pranto, onde você está escondido com Cristo, onde só você tem acesso; onde ninguém veja. No silêncio do seu quarto, talvez, você esteja vivendo um drama hoje, uma situação que tem trazido muitas lágrimas à tona. Que, hoje, o Ressuscitado te faça companhia; que Ele possa te dar a força de permanecer com Ele, mesmo no meio dessa tribulação!

Maria permanece, mesmo naquele aparente vazio, ela está ali perto do túmulo de Jesus porque ela permanece no amor. E não é permanecer num luto vazio — porque a nossa vida espiritual passa por um deserto —, mas é aprender a habitar no vazio; a permanecer nesse vazio; a habitar no amor de Cristo que supera até mesmo os vazios da nossa vida. Maria não está ali simplesmente fazendo um ato de velar Jesus, e sim permanecendo com Jesus. E isto é o mais importante: na sua dor, na sua situação concreta e real, permaneça com Jesus; Ele está com você; Ele permanece porque está vivo no meio de nós. E que a ressurreição do Senhor traga, para o teu coração, essa certeza!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.