07 Oct 2019

O Santo Rosário combate os terrores da nossa alma

O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus” (Lucas 1,30).

Hoje, temos a graça de celebrar Nossa Senhora do Rosário, que também é chamada de Nossa Senhora das Vitórias ou Nossa Senhora das Batalhas.

Maria é aquela que vai batalhando e combatendo conosco,e a arma daqueles que caminham com ela é o Santo Rosário. Termos o Santo Terço, no coração rezado e vivido, é termos a companhia da bem-aventurada, a sempre Virgem Maria.

O que é o Santo Rosário? É a contemplação dos mistérios fundamentais da nossa fé. O terço não é o que muitos pensam, uma repetição sem fim das orações da Ave-Maria e do Pai-Nosso. Essas orações são panos de fundo, como se fosse aquela música instrumental, cobrindo aquilo que estamos meditando, aquilo que estamos fazendo, que é mergulhar na nossa fé.

Cada um dos mistérios do Santo Rosário é uma luz para a nossa vida, desde o primeiro deles, quando o Arcanjo Gabriel visitou Maria, até o último mistério glorioso, quando ela foi assunta ao Céu de corpo e alma.

A arma daqueles que caminham com Maria é o Santo Rosário

A vida de Maria e de seu Filho Jesus é luz para a nossa vida. Há alguns elementos importantes para o Santo Rosário, e o primeiro deles é uma oração de cura e libertação das mais maravilhosas que conheço.

Vivemos tempos em que precisamos combater a ansiedade, o medo e essa agitação interior em nós. O Rosário meditado e contemplado acalma o nosso coração, cura a nossa ansiedade, vence os nossos medos, combate os terrores da alma e do nosso interior.

Os nossos grandes combates não são fora, são dentro do nosso próprio interior. Em cada Ave-Maria repetida, em cada mistério meditado e contemplado, estamos trazendo paz para a nossa alma, estamos nos aproximando, cada vez mais, de Deus e trazendo o Céu para o meio de nós.

Não desistamos de rezar e meditar o Santo Terço individualmente ou em família. Penso que, pelo menos, uma vez por semana, as famílias deveriam se reunir para rezar o Santo Terço. Pai e mãe devem tomar atitudes assim. Por que você espera a sua família se perder para depois tentar salvá-la?

Há inúmeros testemunhos que demonstram a força renovadora que o Rosário exerce no meio das famílias.

No dia de hoje, celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário, porque o dia de hoje lembra aquela batalha de 1571, a batalha de Lepanto, quando os cristãos pareciam derrotados – porque, belicamente, não tinham condições de vencer –, mas venceram, porque rezaram o Santo Terço.

A nossa vitória está em contemplar e meditar a vida de Cristo e da Virgem Maria no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.