04 Dec 2018

O Reino dos Céus é revelado a quem vive a pequenez de coração

Jesus está nos direcionando para o caminho da humildade, porque o Reino dos Céus pertence àqueles que são pobres e humildes de coração

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos” (Lucas 10,21).

O Reino de Deus é encontrado não por aqueles que são movidos por sua própria sabedoria, pelo conhecimento que têm das coisas. O Reino dos Céus é revelado aos corações pequeninos.

Olhe a forma redundante, não é nem aos corações pequenos, mas aos corações que são mais do que pequenos. Ainda que seja um forma carinhosa e amorosa de Jesus se referir, Ele está nos direcionando para o caminho da humildade, porque o Reino dos Céus pertence àqueles que são pobres e humildes de coração.

Talvez, os sábios consigam descobrir os segredos do universo; as leis que regem a existência física e assim por diante. Mas, mesmo com todo o conhecimento não encontram o Reino dos Céus.

O Reino dos Céus acontece dentro de nós, ele se instala dentro de nós quando nos despojamos daquela capa velha que nos deixa com sentimento de superioridade, de vantagem sobre as outras pessoas e nos submetemos de forma humilde, sincera e verdadeira aos cuidados do Senhor. Vamos penetrando no coração de Deus e o Reino de Deus vai penetrando em nossa alma e em nosso coração.

Por isso, deixe de lado esse sentimento de grandeza, esse sentimento que nos leva a querer estar acima dos outros, de nos sentirmos melhores do que os outros, esse sentimento nos leva a querer rivalizar e competir com o outro.

Busquemos o caminho da humildade, porque o Reino dos Céus é revelado a quem vive a pequenez de coração.

O segredo de uma alma pequena não é que ela seja pequena no tamanho, ela é até grande no tamanho, mas é pequena na dependência total de Deus. Ela não é grande no sentido do orgulho que move o coração dos homens, mas ela humilha todo sentimento de grandeza, de soberba dentro de si, para se unir ao seu Senhor.                             

Uma alma humilde é uma alma que se une ao coração de Deu e se submete a Ele. O coração pequenino é o coração onde Deus habita. É hora de purificar o coração, lavar a alma, renovar os nossos sentimentos interiores, para que não sejamos movidos pela cobiça do mundo e busquemos, no mundo, as satisfações para a nossa alma.

O que satisfaz o coração de uma alma pequenina é a presença amorosa de Deus dentro de si. O que preenche o coração de um servo do Senhor é servi-Lo com o coração humilde, porque, ali, Deus habita e realiza a sua graça.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.