10 Oct 2021

O Reino dos Céus é a glória plena da nossa realidade humana

“Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!” (Marcos 10,24).

Jesus, que nos traz a graça do Reino de Deus, no Evangelho de hoje, nos mostra aquele que se aproximou d’Ele ao longo do caminho e perguntou, (até de joelhos ele estava): “Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Até a própria palavra “ganhar” é no sentido mesmo de possuir. Queremos ganhar tudo na vida, mas Jesus está nos ensinando que a lógica do Reino de Deus “ganhar”, é preciso primeiro perder.

O Reino de Deus não é uma vantagem, o Reino de Deus é a maior glória da vida humana, é a maior riqueza da vida humana. Não há graça maior, bem maior, preciosidade maior do que termos o Reino de Deus e estarmos no Reino de Deus. O mal é quando você quer comparar o Reino de Deus com as outras coisas da sua vida. O Reino de Deus não se compara, ele não está nessa lógica, e é por isso que muitos não o conquistam, porque querem fazer do Reino de Deus mais um troféu; e o Reino dos Céus não é um troféu, ele é a glória plena e definitiva da nossa realidade humana.

Enquanto a cabeça estiver só entretida e metida nos valores deste mundo, o Reino dos Céus para nós fica sempre distante

Esse jovem que se aproximou de Jesus, Jesus ensinou a ele o primeiro passo: o passo essencial para entrar no Reino dos Céus é guardar os mandamentos. Ninguém vai entrar no Reino dos Céus, se não vive os mandamentos de Deus, se não coloca em prática aquilo que é essencial: não roubar, não matar, não levantar falso testemunho, não cometer adultério, não mentir… Então, é a primeira escada que nós temos que subir.

Uma vez que subimos essa escada para chegar no Reino dos Céus, tem mais degraus, e, depois de vivermos os mandamentos, praticarmos os mandamentos, para tomarmos posse do Reino é necessário o desapego, e aqui é onde muitos param no caminho porque somos muito apegados aos bens materiais, às coisas materiais, às realidades materiais, pois elas nos fascinam, preenchem o nosso olhar; ocupam nossos pensamentos e sentimentos, praticamente, quase que o dia inteiro, o tempo inteiro.

O homem, o ser humano dos tempos modernos, vive em função do ganhar, vive em função da posse, nunca está satisfeito com o que tem. Quando Jesus diz que dificilmente um rico entra no Reino dos Céus é porque o rico se refere à pessoa gananciosa, aquele que vive apenas da gana, do ganhar e não é capaz, mesmo com o muito que ganha ou com o pouco que ganha, saber perder, dividir, partilhar e compartilhar o que tem.

Ganancioso é aquele que só quer acumular, aquele que só quer ter mais, e aí realmente ele não vive a lógica do Reino dos Céus. Como ele quer ganhar o Céu se o mundo para ele, a alegria para ele é as portas e os bens materiais que ele tem? Por isso, é difícil entrar no Reino dos Céus, porque, enquanto a cabeça estiver só entretida e metida nos valores deste mundo, o Reino dos Céus para nós fica sempre distante, agora quando nós tendo ou não os bens, sabemos colocar a cabeça e o coração primeiro em Deus, o nosso coração está sempre mais perto d’Ele.

Deus nos ensine a sermos desprendidos daquilo que nos prende neste mundo, para alcançarmos e agarrarmos o Reino que Ele mesmo nos prometeu.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.