03 Mar 2022

O projeto da vida de Jesus está diante dos seus olhos

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia’” (Lucas 9,22).

Seguir um vencedor, seguir um campeão é maravilhoso, é muito bom; mas seguir um rejeitado é muito difícil! E olha: o projeto de Jesus está aqui, o projeto da vida de Jesus está diante dos nossos olhos, nessas palavras do Evangelho. Veja qual é o projeto de Jesus: sofrimento, rejeição, morte e ressurreição.

O projeto abarca toda a vida de Jesus, toda a Sua existência terrena e também o momento da Sua glorificação. Por isso, é importante, na nossa vida cristã, não rejeitarmos nada, porque seguimos os passos de Jesus, demos a nossa vida para Ele, queremos segui-Lo de perto, queremos ser discípulos, não somos multidão. Então, também nós somos chamados a percorrer essa via de ascese. Por isso, as escolhas na vida de Cristo sempre comportaram um “caminhar e nadar contra a correnteza”, porque Jesus sempre foi sinal de contradição, já estava na profecia quando Ele foi apresentado ao templo.

As escolhas de Jesus comportaram sempre essa contradição. Na nossa vida também não vai ser diferente a escolha por Jesus, querer imitá-Lo vai comportar, na minha vida, essas contradições. Elas podem estar muito perto de você, pode estar dentro da sua casa, da sua família, pode estar no seu ambiente de trabalho, pode estar num grupo muito restrito de pessoas perto de você.

O projeto abarca toda a vida de Jesus, toda a Sua existência terrena e também o momento da sua glorificação

Tem uma literatura muito conhecida de todos nós, um livro chamado: “A imitação de Cristo”, ele é de Tomás de Kempis do século XVI. Esse livro é um compêndio, na verdade, de vida espiritual, cujo conteúdo, o principal empenho é: meditar sobre a vida de Cristo, livres da cegueira do coração; assim é o começo do livro.

Porque o nosso coração pode viver cego, não querer sofrimento, não querer rejeição, não querer passar pelos mesmos passos de Nosso Senhor. Às vezes, queremos pular etapas, quando o sofrimento bate à nossa porta: “Vamos pular essa etapa?”, “Vamos já para a ressurreição?”, “Vamos já para a glória?”, porque o sofrimento e a aprovação é muito doloroso, mas na imitação de Cristo não dá para pular etapas.

Precisamos percorrer o itinerário que fez nosso Senhor, porque é um itinerário completamente seguro. Para que nós cheguemos à ressurreição com Jesus, precisamos passar por todas essas etapas. “Então, o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado, morto e ressuscitar no terceiro dia”, esse é o projeto de Jesus.

Você quer participar desse projeto? Isso aqui não é masoquismo, isso aqui não é aderir ao sofrimento de uma forma banal ou inconsequente. Não! Isso é vida cristã, isso é querer assimilar a nossa vida à vida de Jesus. Se o sofrimento bater à sua porta, não importa, porque o Mestre vai estar te tomando nos braços, para que você passe com Ele essa etapa e chegue à ressurreição.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.