19 Apr 2019

O Cristo crucificado é o rosto dos humilhados de nossos dias

A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado!” (Is 52,4).

Hoje, celebramos a Paixão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nosso olhar se volta para o Cristo crucificado, Aquele que morreu na cruz abandonado pelos homens e socorrido por Deus. É hora de contemplarmos o sofrimento de Cristo, e o sofrimento d’Ele na cruz tem até forma de representação humana, porque foi demasiadamente humilhante.

Jesus foi desprezado, pisoteado e humilhado até o extremo. Quando a Palavra nos diz que nem aparência humana Ele tinha, é o melhor retrato para nos descrever a condição de sofrimento humano que se configurou em Cristo Jesus. Ele foi mesmo desprezado, humilhado, não tiveram dó, piedade e nenhuma misericórdia d’Ele. Ninguém tinha coragem de olhar para Ele.

Às vezes, temos em nossa casa um crucifixo bonito, retocado e muito bem feito pelos artistas, mas ele não representa o Cristo pregado na cruz. O Cristo pregado na cruz era horroroso de se ver, era humilhante demais para olhos contemplarem o que se passava sobre Ele. O Cristo crucificado, que hoje olhamos na cruz, continua sendo crucificado no rosto de todos os sofredores. 

O Cristo crucificado é o rosto dos pobres, dos doentes, enfermos, desprezados e humilhados de nossos dias

Vamos a um hospital e vemos tantos enfermos, muitas vezes, jogados nos corredores de uma forma muito humilhante, porque há muitas doenças que humilham a pessoa humana. A comunhão com o Cristo crucificado é com todos os doentes e sofredores em todas as épocas da história da humanidade. Ele veio para pegar o mais sofredor e levar sobre si as dores e sofrimentos de todos.

Façamos, hoje, a nossa comunhão com Cristo crucificado. Ele não precisa da nossa compaixão, porque foi Homem de Deus para abraçar Sua cruz, viver a humilhação e dela ressurgir glorioso.

Hoje, Cristo precisa ser socorrido, amado, contemplado no rosto e na vida de todos aqueles que sofrem, pois eles são para nós a expressão do Cristo crucificado em nossos dias.

Meditemos, hoje, sem tirar o nosso olhar da cruz e sem nos esquecermos dos crucificados de nossos dias. Uma Sexta-feira Santa abençoada para todos nós!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.