04 Nov 2020

O amor a Jesus nos ensina a amar os nossos

“Portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” (Lucas 14,33).

As palavras do Mestre Jesus parecem ser muito duras para a nossa vida, porque, se alguém quer vir a Ele mas não desapega do pai, da mãe, da família, daquilo que possui, não pode ser Seu discípulo.

O discípulo não pode ser apegado a nada, o discípulo tem que ter amor e cuidado, porque o apego é uma coisa doentia, mantém a pessoa friccionada naquilo em que ela se pegou e não solta para nada. Preciso dizer que nada do que temos será sempre nosso.

Pais, vocês têm que amar muito os filhos, é até redundante dizer isso porque não posso imaginar pais que não amem seus filhos. Você não pode ser apegado a eles, os seus filhos crescerão, eles têm que ser formados para que sirvam a vida, para que formem, muitas vezes, a família para a qual são chamados a formarem ou seguirem uma vocação sacerdotal, religiosa, missionária… Mas, muitas vezes, um jovem não consegue ser inteiro para formar uma família, porque ou é excessivamente apegado aos seus pais ou os pais não vivem sem ele. De qualquer forma, viveremos uns sem os outros um dia na vida.

O amor a Jesus nos dá as verdadeiras ferramentas para que cuidemos dos nossos

Então, podemos e devemos amar muito as pessoas que Deus colocou em nossa vida. Mas cuidado! Porque existem amores pegajosos e excessivos e a pessoa não consegue se deslocar. Marido e mulher têm que se amarem e serem um do outro como se comprometeram por toda vida, mas vai chegar um dia que um vai ter que partir, vai deixar e a sua vida tem que continuar.

Quem ama na medida certa ama sempre, ama com todo cuidado e com tudo aquilo que são as exigências do amor, mas quem coloca o apego acima do amor, esse sofre e faz os outros sofrerem, gera, inclusive dentro de si, muitas patologias que são preocupantes para o relacionamento sadio, que é necessário se ter em toda e qualquer esfera da vida humana, nas amizades, na relação que precisa ter entre pais e filhos, entre marido e mulher. Enfim, para ser discípulo de Jesus é preciso amá-Lo acima de qualquer coisa, temos que nos desapegar daquilo que nos mantém presos a este mundo.

Não se preocupe porque o amor a Jesus nos ensina a amar os nossos, o amor a Jesus nos dá as verdadeiras ferramentas para que cuidemos dos nossos. Não tenha medo de amar a Deus sobre todas as coisas, pois o nosso medo é viver os excessos, os apegos e não amarmos a Deus para amarmos os nossos como precisam ser amados.

Deus abençoe você!  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.