13 Jul 2021

Nossa conversão é a maior bênção que podemos receber

“Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido” (Mateus 11,20).

Há um erro e uma ilusão muito grande da nossa parte quando nos colocamos, em nossa relação com Deus, na atitude de espectadores. Espectadores são aqueles que esperam, são aqueles que apenas querem ver. Na relação com Deus, não há apenas a relação de espectadores, mas há a relação de comprometimento.

Não adianta admirar o que Jesus prega, não adianta achar louvável o que Jesus faz, menos ainda esperar de Jesus curas, milagres e bênçãos, sendo que a maior bênção, a maior cura e o maior milagre é a nossa conversão, é a nossa transformação interior. Nada se compara a um coração convertido, nada se compara à dimensão da graça, do que a mudança do coração humano.

Nós, muitas vezes, comportamo-nos diante de Deus como meros espectadores, vamos à missa, participamos das coisas de Deus — e isso é muito bonito e muito louvável, Deus nos abençoa –, mas não nos comprometemos, não nos empenhamos em mudar e nos converter.

É verdade que ninguém se converte sozinho, é a graça de Deus que nos converte, mas é mais verdade ainda que a graça d’Ele não age num coração que não se abre, é mais verdade ainda que a graça de Deus não é eficaz num coração que não se empenha pela mudança de vida.

A maior bênção, a maior cura e o maior milagre é a nossa conversão, é a nossa transformação interior

Se eu preciso me converter para a paciência, eu preciso me esforçar para ser uma pessoa paciente, e Deus vai me abençoar, vai me iluminar, o seu Espírito vai me socorrer, mas eu preciso querer ser paciente. Se eu quero deixar de beber e não corto os vínculos ou as situações que me levam às bebidas alcoólicas, não vou me converter. Sei que preciso deixar esse vício, sei que preciso deixar de fazer isso, sei que preciso mudar isso na minha vida, mas não posso ficar naquela atitude passiva, esperando talvez o dia que não chegue, para que eu mude e me converta. Todo dia da nossa vida é um dia para nos convertermos.

Todas as vezes que a Palavra de Deus chega ao nosso coração, ela vem como um apelo de conversão e de transformação. Eu creio nos milagres de Deus e confesso, com toda minha alma, que não há milagre maior do que se converter a cada dia; não há graça mais sublime do que um coração ressentido e magoado que perdoa o seu irmão; não há graça mais sublime do que uma pessoa que lhe fazer mal e você fazer o bem a ela; não há graça de conversão mais transformadora na vida do que fazer o bem a quem nos faz o mal; não há graça mais sublime do que quem tem vícios deixá-los de lado e procurar virtude. Quem vive de falar mal começa a fazer o bem e a falar bem do próximo.

Precisamos contemplar em nossa vida os milagres de Jesus, precisamos contemplar em nossa vida a ação de Jesus, pois Ele quer nos converter a cada dia.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.