19 Jul 2015

No recolhimento pessoal nos encontramos com Deus

No recolhimento pessoal nos encontramos com Deus. Estar a sós, em silêncio e oração, nos ajuda a crescer, a ser curados pelo Senhor e a permitir que a ação de Deus aconteça em nossa vida.

“Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Marcos 6, 31).

 

A Palavra de Deus, que vem ao encontro do nosso coração hoje, aponta-nos a preocupação de Jesus com Seu povo. Um povo cansado e, muitas vezes, perdido como ovelhas sem pastor. Os discípulos de Jesus, juntos d’Ele, precisam cuidar desse povo e dar-lhe o conforto e o consolo do coração de Deus.

Contudo, para que possamos dar algo aos outros, precisamos dar a nós mesmos em primeiro lugar. Por isso, Jesus convida os discípulos a irem sozinhos a um lugar deserto para descansar. Para isso, a primeira coisa a ser feita é aprender a nos recolher e a nos encontrar com nós mesmos. Sim, passamos a vida cercados de pessoas no trabalho, na escola, nas ocupações, na igreja e, muitas vezes, não temos um tempo para nós.

Ter tempo para nós mesmos é uma coisa mais que sagrada, é uma necessidade da alma, do corpo e da mente! Ninguém pode negligenciar o direito de se recolher para estar consigo mesmo, isso vale para quem é casado ou solteiro e para todos nós, seres humanos.

É só na solidão, num momento a sós, que nós podemos nos encontrar com Deus! Se você é casado você precisa dedicar o seu tempo para cuidar do seu casamento e dos seus filhos. No entanto, não negligencie seu direto de cuidar de si mesmo, de estar a sós para fazer sua oração sozinho e de se recolher para poder temperar a sua alma e conhecer o seu coração. Estar a sós é a oportunidade que damos a nós mesmos de crescer, de nos curar e permitir que a ação de Deus aconteça em nosso coração e em nossa vida.

Outro ponto a ser observado nesta passagem: Jesus chama os Seus ao descanso, que é algo tão sagrado quanto a vida. E esta só se torna uma bênção quando sabemos encontrar o sentido do descanso: descansar a mente, o corpo, o físico e ter o sono restaurador. O dia do descanso é necessário para nos livrarmos das ocupações cotidianas e de tudo o que vai tornando a nossa mente confusa e cheia de coisas.

Você fará melhor tudo o que você tem a fazer se souber encontrar o descanso, se souber descansar quando for necessário descansar. No domingo, o dia do Senhor, é dia de irmos à igreja, a casa de Deus, mas não é somente para fazer isso. Domingo também é dia de descansar! Muitas vezes, as pessoas trabalham a semana inteira e ficam o domingo inteiro por conta da igreja, das suas obrigações pastorais e assim por diante. Não, isso não é correto. Domingo é também o dia do descanso; descansar o corpo e a mente e deixar o repouso entrar dentro de nós. Assim como nós precisamos de um dia da semana para descansar, também precisamos das férias e de um tempo maior para refazer as nossas energias, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.

Por essa razão, se você quer ficar na graça de Deus, não negligencie de forma nenhuma o seu recolhimento pessoal e o seu repouso necessário!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.