16 Apr 2022

Neste Sábado Santo, prepare o seu coração para receber o Ressuscitado

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do túmulo removida. Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas” (Lucas 24,1-5).

Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos, com toda a Igreja, hoje, no Sábado Santo. É o dia da espera! Eu fiz questão de parar aqui a narração desse Evangelho, justamente para deixar esse “grito do Aleluia ser cultivado no nosso coração ao longo desse dia de expectativa da vida que vence a morte; da ressurreição do Senhor.

E a ressurreição para nós é o motivo pelo qual nunca devemos nos desesperar, diante de nenhuma situação, até mesmo diante da própria morte. A ressurreição é o motivo que nos faz acreditar que: para além das nossas tribulações; para além das realidades mais cruéis que nós podemos enfrentar, está Jesus Cristo Ressuscitado; vencedor da morte; vencedor de tudo. A nossa vida precisa ser um Sábado Santo; a nossa vida precisa, justamente, se tornar esse Sábado Santo — que está como que esmagado entre as dores da Sexta-feira Santa da Paixão de Jesus, da Cruz; dos nossos sofrimentos —, mas também da vitória do Senhor sobre a morte; a Ressurreição de Jesus.

Transforme a sua vida, no Sábado Santo, num dia perene de expectativa; cheio de esperança e cheio de fé

A nossa vida precisa caminhar sempre nesta tensão: entre as dificuldades que nós enfrentamos; os fardos que nós carregamos; as lutas e as batalhas que nós travamos, mas, do outro lado, a nossa esperança; a nossa alegria de ter ao nosso lado o nosso Redentor, que está vivo e ressuscitado. Então, transforme a sua vida, no Sábado Santo, num dia perene de expectativa; cheio de esperança, cheio de fé; mesmo com as dores que você experimenta na sua vida; com as realidades duras que você enfrenta; mas com um olhar de esperança, com olhar no Cristo que nos espera.

E nós lemos um trecho do Evangelho em que aparece a ausência do corpo de Jesus. Maria Madalena com aquelas mulheres, que vão ao túmulo de Jesus, constatam a ausência do corpo de Jesus, porém, essa ausência do corpo é apenas um sinal de que o final é diferente de como nós pensamos. Pois elas pensavam que iam encontrar o corpo morto de Jesus, mas acabam encontrando o Ressuscitado; e nós vamos meditar isso, ao longo desta semana, e na Oitava de Páscoa vamos poder tocar profundamente na realidade desse mistério.

O momento que nós vivenciamos, neste Sábado Santo, é aquele da descida do Filho de Deus à mansão dos mortos; é o anúncio da salvação e da redenção àqueles que já jaziam na morte. Existe uma homilia dos primeiros séculos, de um autor desconhecido, que, justamente, medita e faz-nos refletir sobre a descida de Jesus à mansão dos mortos:  quando Jesus está ali, na mansão dos mortos, Ele encontra o primeiro Adão e exclama para ele (Adão): “Desperta, tu que dormes, levanta-te do sono da morte, porque Cristo te iluminará”. É um belíssimo conto, uma belíssima meditação, para que nós também enxerguemos, na nossa existência, esse despertar que a vida de Cristo nos causa, não apenas depois da nossa morte, mas o despertar de Cristo no hoje e no agora da nossa existência. Certamente, hoje, a voz do Cristo quer ecoar no meu coração e no seu coração dizendo a nós: “Desperta, tu que dormes, levanta-te, porque Cristo te iluminará!”. 

E, na situação na qual você se encontra, nas trevas onde você se encontra, o Senhor quer te iluminar; o Senhor quer trazer vida nova; o Senhor quer trazer ressurreição! Preparemos o nosso coração, aqueçamos o nosso coração para a vivência desse mistério, para a celebração desse grande mistério da Ressurreição de Jesus!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

 

 

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.