11 Apr 2022

Nesta Semana Maior, compreenda, com a fé, o que Jesus fará por você

“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que Ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: ‘Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?’” (João 12,1-4). 

Vejam, essa cena é bem conhecida de todos nós. E nós iniciamos a Semana Santa, a Semana Maior, com esse banquete. A Semana Santa começa com esse jantar, seis dias antes da Páscoa, um jantar na casa dos amigos; uma refeição entre amigos, aqueles que estão entre os mais queridos de Jesus, onde Ele gostava de estar.

Os gestos falam muito nesse Evangelho. Por exemplo: o escândalo do gesto que é feito por Maria. O aparente exagero daquele perfume nos pés de Jesus demonstra, na verdade, o escândalo depois da Cruz: a forma absurda com que Deus amou a humanidade, no seu Filho Jesus, se entregando livremente para morrer por nós.

Olhos e coração abertos para entender não com a nossa razão, e sim no profundo do nosso ser tudo o que Jesus fará por nós nesta grande semana

Por isso, é necessário olhos e coração para compreender, porque, aqui, a lógica humana é completamente descartada, nós não temos condições de compreender esse gesto, pois aquela pessoa que ama não calcula. E Judas não foi capaz de entender esse gesto, ele imediatamente age com o seu coração calculista, pensando numa realidade financeira. Mas com o amor não é assim, o amor, na verdade, é um dom, é uma dádiva de Deus, por isso, olhos e coração abertos para entender não com a nossa razão, e sim no profundo do nosso ser tudo o que Jesus fará por nós nesta grande semana.

Tem um detalhe interessante: Maria faz esse gesto de derramar o perfume nos pés de Jesus. Vejam: amar os pés de Jesus. Qual é o significado disso? Ela poderia ter ungido as suas mãos, mas Maria vai ungir os pés de Jesus.

Na época de Jesus, o gesto de lavar os pés de alguém era um gesto de uma profunda hospitalidade; era um refrigério; uma compaixão por aquela pessoa, uma maneira de amar concretamente aquela pessoa e trazê-la para dentro de casa, para fazer a refeição. Então, é importante entender esse gesto, pois Jesus permite que Maria O ame dessa forma. Permite que Maria O ame assim, porque, depois, será Ele a banhar toda a humanidade com o banho da redenção, e não com água, mas com o Seu próprio sangue. Ele dará para nós esse banho da purificação.

Será Ele, Jesus, a nos encher com o perfume da Sua oferta de vida, o bom odor de Cristo será colocado sobre nós. Então, ao contemplar esse gesto de Maria, na casa de Betânia, nós também queremos nos aproximar do coração de Cristo; nós queremos acolhê-lo, na nossa vida, de uma forma totalmente nova: permitir que Ele nos ame, nos cure; permitir que Ele seja o Senhor da nossa vida. E, a partir do Seu gesto de amor, nós também vamos amar profundamente Jesus, vamos colocá-Lo em primeiro lugar na nossa vida.   

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.