21 Sep 2014

Não inveje ninguém, pois Deus é bom com todos

Não inveje ninguém! Deus é generoso e bom com todos. Ele sabe quais são as carências de cada coração humano.

Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos” (Mateus 20, 16a).

A parábola que ouvimos de Jesus, no Evangelho de hoje, pode provocar, talvez nos corações mais voltados à justiça, uma certa confusão, até uma certa incompreensão da atitude do senhor da vinha, do patrão. Porque o patrão saiu para contratar os empregados, logo pela manhã combinou com eles uma moeda de prata, depois na metade da manhã contratou mais empregados e combinou outra moeda de prata com eles. Depois, no meio da tarde e no final do dia, contratou mais outros operários e combinou o mesmo valor.

A questão aqui não é o valor combinado, porque o combinado não custa caro, como dizem. O senhor combinou com os primeiros operários uma moeda de prata e a pagou, mas ele também combinou com os da última hora e pagou o mesmo valor. Se os operários da primeira hora não soubessem quanto tinham ganhado os da última hora não haveria problema nenhum, estariam felizes, agradecidos. Mas o problema é que a inveja, quando vem ao coração humano, destrói os melhores sentimentos, e o primeiro deles é a gratidão e o reconhecimento.

Quando só comparamos a nossa vida com a dos outros – o que nós temos com o que o outro tem – não sabemos valorizar o que temos. Não sabemos dar o verdadeiro valor, estima, não sabemos apreciar o que temos. Estamos sempre comparando a nossa vida com a dos outros, o que temos com o que o outro tem, e no Reino de Deus não é assim!

Deus não faz distinção de pessoas. Ele ama a todos com valor igual; Ele não vai dar mais a quem trabalhou mais, e o outro porque chegou no fim vai ganhar menos. De repente, pode até ser que realmente tenha um valor maior aquele que recebeu por último do que quem trabalhou menos, mas o Pai sabe qual é a necessidade de cada um de Seus filhos. Quem é pai, quem é mãe, procura ser justo, dar amor igual para seus filhos, mas eles sabem também qual é a carência que cada filho tem.

Deus é generoso e não deixa de ser bom com ninguém, Ele sabe quais são as carências de cada coração humano. O que nós não podemos deixar é que o amor de Deus não cresça em nosso coração por causa daquele sentimento terrível que Caim teve: a inveja do seu irmão, Abel, e, por causa disso, o matou.

Nós matamos a graça de Deus, nós somos impedidos de crescer como pessoas humanas quando somos tomados pelo sentimento da inveja. Não se preocupe, a graça de Deus na sua vida vai ser do tamanho da sua necessidade. Por isso, não precisamos invejar ninguém, porque Deus é bom para com todos!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.