03 Oct 2021

Lutemos pelo sacramento do matrimônio

“Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” (Marcos 10,7-9).

A Palavra de Deus, hoje, nos convida a refletirmos sobre o mistério sagrado da união conjugal. O mistério sagrado do matrimônio, é “mistério” porque é profundo, sublime e divino; é “sagrado” porque é de Deus a união do homem com a mulher. Não é simplesmente uma união carnal ou a união de duas vontades, não é uma união no ser homem na sua integridade, do ser mulher na sua integridade para que dessa união de dois seres distintos se forme uma só realidade maravilhosa: a realidade da família, a realidade da união, a realidade de serem um casal.

Diante de um mundo que tudo profana e tudo deturpa, precisamos, cada vez mais, tomarmos consciência do Sagrado para não banalizarmos, para não tratarmos de qualquer jeito aquilo que é a vontade de Deus, designo, plano e ação de Deus.

Lutemos pela graça do sacramento do matrimônio por toda a vida como Deus sonhou, como Ele quis e como Ele abençoa

Se, no princípio, Deus criou todas as coisas, Deus criou para que o homem e a mulher estivessem juntos e unidos num só coração nessa missão divina. A primeira missão é de se unirem, de formarem um só corpo, uma só realidade mesmo sendo duas pessoas distintas, com características não só físicas, as características de histórias de vida e de psique. Essa é a beleza, a graça, é o amor de Deus que une o diferente para torná-lo uma só realidade. Não dá para compreendermos a profundidade da união conjugal do homem com a mulher, se não nos voltarmos para o Sagrado, porque, cada vez mais, a vida matrimonial é profanada e desrespeitada.

Cuidar do casamento, da união do homem com a mulher, não é pararmos simplesmente nos limites, nos defeitos, nos problemas, nos desajustes, nas dificuldades e, de repente, querermos olhar a ótica do matrimônio a partir das fraquezas e debilidades. A ótica do matrimônio é a graça de Deus, a ótica do matrimônio é a bênção de Deus. A partir da graça e da bênção, todas as realidades da vida matrimonial são iluminadas, porque senão se torna insuportável, complicado e duro estarem juntos por toda a vida.

Se não olharmos o matrimônio a partir da perspectiva de Deus, mas a partir da perspectiva do mundo (onde tudo é descartável, onde dura até quando durar, enquanto você der conta)… É imprescindível contarmos com a graça de Deus, porque quem sonhou com a união conjugal, quem sonhou com seu matrimônio não foi primeiro você, quem sonhou foi Deus, faz parte do sonho e do plano de Deus, faz parte do amor de Deus, a união no amor do homem com a mulher.

De fato, há dificuldades, problemas, feridas, há uniões que não deram certo, são diversos fatores, mas não podemos transformar aquilo que são as exceções, aquilo que não conseguiu se cumprir e se realizar como se isso agora fosse a regra e o matrimônio fosse impossível de ser vendido, a união do homem com a mulher por toda a vida. Para Deus nada é impossível, se você quer e acredita, lutemos pela graça do sacramento do matrimônio por toda a vida como Deus sonhou, como Ele quis e como Ele abençoa.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.