02 Apr 2015

Jesus suscita em nós gestos de amor para com nosso próximo

Jesus suscita em nós gestos de amor para com nosso próximo. Cuidarmos uns dos outros é a melhor maneira de celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Se eu não te lavar, não terás parte comigo” (João 13, 8).

 

Nesta Quinta-feira Santa nós queremos entrar no mistério da Paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com a celebração do Tríduo Pascal. A primeira face dessa celebração é justamente contemplarmos Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia.

Pode parecer um engano nós nos convencermos de que na Última Ceia Jesus Cristo apenas instituiu a Eucaristia. O ápice daquele encontro foi realmente a instituição do sacramento do Seu Corpo e do Seu Sangue, com a ordem que Ele deu aos Seus apóstolos para que fizessem isso em memória d’Ele.

Eucaristia é doação, é entrega, é o primeiro ato de amor, de entrega total do Senhor por nós no mistério da Sua Paixão. O mesmo que vai se entregar na cruz, morrendo por nós, é o mesmo que se entrega no mistério do Pão e do Vinho, mas não celebramos a Eucaristia somente nos alimentando com o Corpo e o Sangue do Senhor. A Eucaristia começa no chão, começa nos pés, começa quando lavamos os pés uns dos outros. Nós podemos ter a convicção de que ainda não aprendemos a lavar os pés dos nossos irmãos; nós participamos bem do Banquete Eucarístico, vamos à Santa Missa, adoramos a Jesus Sacramentado, achamos belo aquilo que há em nossas igrejas no dia de hoje: quando o padre lava os pés dos escolhidos da comunidade, pessoas que representam tantas realidades de nossa sociedade.

No entanto, o gesto de Jesus não pode virar um teatro ou algo que simplesmente provoque comoção em nós. Lavar os pés do nosso próximo precisa fazer parte da nossa vida. Nós precisamos saber nos abaixar, nos rebaixar e nos humilhar para cuidarmos uns dos outros. Lavar os pés de quem nós gostamos e de quem é afável a nós talvez não seja algo muito difícil ou complicado. Lavar os pés de quem parece leproso e indesejável, dar atenção a quem necessita dela e cuidarmos uns dos outros são a melhor maneira de celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo!

O grande mandamento no dia de hoje é: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 13, 34). Não é o amor apenas de sentimentos por quem gostamos, não é o amor de nos voltar com gestos para essa ou aquela pessoa; é o amor concreto, amor atitude, amor decisão, amor ruptura, amor que é capaz de romper com nosso orgulho e com nosso egoísmo. Amor que se envolve em gestos de perdão e de misericórdia. Amor que é cuidado, ternura, que se envolve de gestos mais profundos para com a pessoa do nosso próximo, amor que quebra o nosso orgulho e a nossa autossuficiência e nos leva a servir até as pessoas indesejáveis.

O amor é concreto, é real! Se não temos ainda a capacidade de amar como precisamos, que olhemos hoje para Jesus a fim de que Seus gestos infundam em nós gestos profundos e autênticos de amor, cuidado e ternura para com o nosso próximo!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.