06 May 2016

Jesus, retira toda tristeza de nossa alma

Jesus, enxuga as lágrimas de nosso rosto, dá sentido a nossa vida e não permite que nossa alma seja mergulhada numa tristeza eterna

“Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” (João 16,22).

 

Um sentimento de despedida tomava conta de Jesus e de Seus discípulos; na verdade, ainda era a primeira despedida d’Ele, quando Ele mesmo anunciava o que a Morte, a Paixão e o sacrifício da cruz provocariam em Sua vida. A tristeza tomou conta de Seus seguidores, porque Aquele a quem tinham por perto, o Senhor Jesus, estaria longe por um tempo.

Isso também acontece conosco, quando amamos muito alguém e este parte de forma provisória, porque precisa viajar ou trabalhar longe. A tristeza aperta demais nossa alma quando alguém que amamos muito está doente e sentimos ou ainda pressentimos que a sua morte é eminente. Ninguém gosta de perder alguém que ama, de ver uma pessoa querida sair dessa vida.

As palavras que o Mestre disse a Seus discípulos servem para nós, porque toda tristeza é momentânea! Não podemos negar que ela, muitas vezes, visita nossa vida, vem ao nosso encontro. A tristeza de perder, a tristeza da doença e das decepções, das coisas que não dão certo para nós, das aflições e perturbações da vida e do mundo.

Muitas vezes, a tristeza vem e se aloja em nossa alma, cresce em nosso coração e toma conta de todo o nosso ser. A partir daí, precisamos ter cautela, cuidado e vigilância, porque até podemos ficar tristes por um momento, mas não transformar nossa vida num vale de lágrimas nem numa tristeza eterna por causa das aflições momentâneas que passamos.

O Senhor não se separa mais de nós, Ele está entre nós; e quando experimentamos Sua Páscoa, os frutos da Sua Ressurreição em nossa vida, não permitimos, de forma nenhuma, que a tristeza tenha a última palavra em nossa vida!

Tomando posse das Palavras do Mestre Jesus, estou renunciando a todo espírito de tristeza que, em algum momento da vida, tenha se alojado em nossa alma. Estou realmente suplicando pelas palavras sacramentais do Senhor Jesus. Que a Sua presença amorosa entre nós cure, em nossos corações, todo sentimento de tristeza, toda depressão e mágoa, porque o Cristo Vivo e Ressuscitado faz nova todas as coisas! Ele enxuga as lágrimas de nosso rosto, dá sentido à nossa vida e não permite que a nossa alma seja mergulhada numa tristeza eterna.

Podemos passar por qualquer sentimento de tristeza, mas não entreguemos nossa vida e nossa alma às tristezas!

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do padre Roger

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.