15 Nov 2022

Jesus quer estar na casa do seu coração

“Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje, eu devo ficar na tua casa’”. (Lucas 19,5).

Meus irmãos, essa passagem conhecidíssima, onde Zaqueu, cobrador de impostos, chefe do cobrador de impostos, um homem rico, ouviu falar de Deus e resolveu subir numa árvore para vê-Lo, porque ele era de baixa estatura, não conseguia vê-Lo por causa da multidão que estava ao redor de Jesus.

Meus irmãos, quantos ensinamentos belos temos aqui nesta passagem da Escritura! Este homem, embora fosse chefe dos cobradores de impostos, embora fosse muito rico, com a sua riqueza, não poderia comprar a amizade das pessoas, dos seus irmãos judeus.

Ele era mal visto, era considerado um pecador público, a riqueza não comprava a sua tranquilidade. A riqueza não consegue comprar a tranquilidade, minha gente! Aquele homem estava incomodado por conta daquilo que ele havia realizado. Mas que bom, pois, no seu interior, no seu coração, havia um desejo de ver Jesus, havia um desejo de estar com Ele e de encontrar-se com a verdade.

Meus irmãos, todos nós, seres humanos, no fundo, temos um desejo de Deus. Como ensina o Catecismo da Igreja Católica: somos capazes de Deus. O homem é capaz de Deus, de chegar até Ele, é claro, por misericórdia.

Aquele homem queria ver Jesus. Mas, aqui, é interessante, pois, muito antes de ele ver Jesus, Jesus já o havia visto, Jesus o havia notado.

Que o Senhor nos note, que Ele entre na casa do nosso coração

Meu irmão, minha irmã, ninguém passa despercebido por Nosso Senhor. Zaqueu estava ali na árvore, foi humilhante para ele, com certeza, pois era um homem rico, mas que não podia comprar nem mesmo a estatura, não podia crescer mais por conta do dinheiro que ele tinha. Ele se humilhou subindo naquela árvore, e Jesus o viu, chamou-o, quis estar na casa dele.

Meus irmãos, Nosso Senhor olha para a nossa estatura, mas não a estatura física, ele olha para a nossa estatura espiritual, muitas vezes, diminuída por causa do pecado. Ele quer nos resgatar.

Jesus viu Zaqueu, Ele vê você; Jesus quis estar na casa de Zaqueu, Ele quer estar na sua casa, quer estar na minha casa. E Jesus, ao entrar na casa de Zaqueu, declarou: “Zaqueu, a salvação entrou nesta casa”.

Que o Senhor possa entrar na casa do nosso coração, na casa da nossa consciência, porque, uma vez que nos encontramos com Nosso Senhor e que Ele nos encontra, não somos mais os mesmos.

Zaqueu devolveu quatro vezes mais àqueles a quem ele havia defraudado, deu metade dos seus bens aos pobres. Assim acontece com aquele que é tocado no coração, na consciência, é tocado também no bolso, torna-se desapegado dos bens materiais.

Quem se encontrou verdadeiramente com Cristo é aberto, é generoso ao irmão e ao próximo. Que o Senhor nos note, que Ele entre na casa do nosso coração, e que, ao entrar, nós também possamos ajudar aqueles que estão ao nosso lado.

O verdadeiro encontro com Cristo nos faz ser despojados, nos faz amar mais, perdoar mais e nos entregar mais ainda ao Reino d’Ele.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.