30 Jun 2017

Jesus purifica os leprosos

Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás

“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar” (Mateus 8,2).

Um leproso aproximou-se de Jesus e fez essa súplica. Às vezes, olhamos para os leprosos do Evangelho, os leprosos da vida e ficamos com compaixão, pena deles, mas todos nós nascemos leprosos. No entanto, à medida que a vida vai passando, vamos acumulando lepras no corpo, no coração; dentro de nós, coisas estragadas e sujas nos mancham por dentro e por fora. Às vezes, até nos escondemos em nossas aparências, mas há muita coisa manchada em nós.

Esse leproso do Evangelho merece admiração e reconhecimento. Nós merecemos compaixão, porque nos achamos melhores que os leprosos da vida; por causa disso, não reconhecemos a lepra, a mancha, a sujeira que está em nós, então, não gritamos: “Senhor, se queres, pode me curar, purificar-me, lavar-me, renovar-me”. Estamos sempre reparando na lepra do outro, no mal do outro e, dentro de nós, cresce o julgamento, a iniquidade, os espíritos impuros. Os leprosos estão sendo limpos e purificados, e nós estamos sendo deixados para trás, não porque Deus nos deixa, mas porque nos colocamos para trás, porque nos achamos melhores que os outros.

Senhor, se queres, Tu podes me purificar. Eu preciso dizer que eu quero e preciso ser purificado das más intenções, dos maus desejos e pensamentos, maus sentimentos que estão aglutinados e escondidos dentro de mim. Eu quero e preciso, Senhor, ser purificado, por isso venho reconhecer o tamanho das lepras que há em mim. Eu estou realmente suplicando ao Seu coração misericordioso que tenha pena e compaixão de mim. Lava-me, Jesus, purifica-me, sobretudo, desse orgulho, dessa pretensão e vaidade que se esconde por baixo das minhas intenções, daquilo que eu faço. Como eu necessito, como eu preciso e quero ser purificado!

Hoje, como um verdadeiro leproso de alma e coração, coloco-me na Sua presença e suplico: “Tende compaixão e misericórdia de mim, a Tua Palavra faz nova todas as coisas. Eu quero, Senhor, ser limpo e purificado!”.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.