04 Jan 2022

Jesus é o Bom Pastor que cuida do seu coração

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Marcos 6,34).

Jesus vê uma numerosa multidão, e isso quer dizer que aqueles que já ouviram a Palavra da Vida são ainda poucos, porque, se Jesus vê essa numerosa multidão como ovelhas sem pastor, quer dizer que muitos corações ainda precisam ser tocados pela graça de Deus, existem muitas ovelhas do outro lado do aprisco que precisam ser tocadas pela graça de Deus e precisam escutar a voz do Pastor.

Talvez você esteja nessa multidão. Talvez, hoje, você esteja sedento, cansado, perdido e necessitado de encontrar o Cristo. Talvez você esteja perdido no meio dessa multidão. Mas tenho que lhe dizer que você é essa multidão que Jesus ama e que Ele vê, e a compaixão é o sentimento que move o coração de Cristo.

Na língua grega, “compaixão” são as vísceras maternas. Esse sentimento de compaixão é muito forte, essa imagem, porque a imagem precisa fazer-nos entender que Cristo sente a sua dor, mas por dentro. Não é só um olhar externo que Jesus tem para sua dor, para a sua limitação, para a sua fragilidade, mas a ação de Jesus parte de uma dor que Ele compartilha, que Ele sente junto com você. Cristo sente a sua dor, o seu desespero, e Ele se move por compaixão.

Você também precisa do Sumo Pastor, do Bom Pastor, você também tem a necessidade de que Jesus guie o seu coração

O texto diz que essa multidão era como ovelhas sem pastor. O que é a ovelha sem o pastor? Nada! Pobre ovelha sem o pastor! Sabemos que as ovelhas têm pouco extinto, por isso elas precisam de referencial, elas precisam de alguém que as guie, elas precisam seguir alguém. Você também precisa do Sumo Pastor, do Bom Pastor, você também tem necessidade de que Jesus guie o seu coração para o coração do Pai. Não somos autossuficientes.

Sem Jesus, o Bom Pastor, nós também nos perdemos. Primeiro, nós precisamos d’Ele para experimentar a força do Seu amor, precisamos provar dessa compaixão de Jesus, provar da Sua misericórdia, provar do Seu perdão, provar da Sua reconciliação para nos sentirmos profundamente amados, porque, depois, os nossos ouvidos seguirão a voz desse Pastor, depois nos deixaremos conduzir por esse Pastor e vamos entender que não podemos dar nenhum passo sem Jesus, não podemos fazer nenhuma escolha sem Jesus, o Bom Pastor, porque sem Ele não somos nada.

Hoje, nesta Liturgia que a Igreja nos propõe, que a Palavra do Senhor, de fato, toque o nosso coração, a Palavra do Senhor transforme o nosso coração e nos faça sair da multidão para entrar no rebanho do Senhor, para fazer parte das Suas ovelhas; ovelhas que Ele cuida, ovelhas que Ele protege, que Ele guarda, ovelhas para as quais Ele está disposto a dar a vida todos os dias.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.