28 Mar 2010

"Jerusalem, Jerusalém!"

Foi diante da morte do justo que o mundo sentiu tristeza profunda por ter ofendido a Deus.

Hoje, o relato da Paixão de Nosso senhor segundo São Lucas nos conta como os poderosos rivais, Herodes e Pilatos, tornam-se amigos às custas de jesus, mandando-o de um para o outro como objeto de diversão. Conta também como um dos malfeitores crucificados com Jesus escarnece do sofrimento do justo. Por outro lado, vemos Simão de Cirene ajudando Jesus a levar a cruz; as mulheres chorando o seu sofrimento; o bom ladrão solicitando a misericórdia de Jesus; o povão que se arrepende… Qual é a nossa atitude diante do sofrimento do justo? A de pilatos e Herodes? A das mulheres e do bom ladrão?

O oficial romano ao pé da cruz exclamou: “Realmente este homem era um justo!” O que é ser justo, no sentido da Bíblia? Por que o justo sofre? A primeira e a segunda leitura respondem: por obediência a Deus. Então, Deus manda sofrer? Não é isso horrível e cruel? Não, Deus não manda sofrer o justo, seu “filho”. Só manda amar. Amar até o fim. Mas quem ama, sofre!

O justo que ama, sofre, não por causa da paixão sentimental, mas porque ele não quer ser infiel ao amor que começou a demonstrar, e que se opõe a violência dos donos de nosso mundo. Nesta fidelidade, o justo pode expirar como Jesus, dizendo: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Ser justo é corresponder àquilo que Deus espera de nós, colaborar com o seu plano

Diante da cruz do justo que morre, temos que optar: ou pelo lado dos que dão a sua vida para viver e fazer viver o amor de Deus, ou pelo lado dos que se dão as mãos para suprimir a justiça: lado de quem carrega a cruz ou de quem a impõe…

Padre Pacheco,

Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.