16 Jun 2012

Imaculado Coração de Maria, um convite ao amor

Celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria é saborear a insondável misericórdia de Deus, pois Ele quis amar com coração humano a partir do coração de Maria de Nazaré.

Festejar o Imaculado Coração de Maria é aproximar-se de uma pessoa maravilhosa, em quem Deus encontrou total transparência, santidade, beleza e doação. Mas a nossa Mãe Imaculada não quer apenas que a admiremos, mas a imitemos, procurando viver em total transparência, sinceridade, verdade e santidade diante do Senhor e dos homens.

A Palavra de Deus, oferecida para essa celebração, leva-nos ao coração, ao amor de Deus. Ele faz coisas impensáveis para derramar sobre nós o Seu amor e a Sua misericórdia.

A relação do Pai conosco e Sua revelação é uma história de amor. Mas é em Jesus Cristo, Seu Filho – no mistério pascal –, que todo o Seu amor jorra, abundante, e é derramado no coração da humanidade.

O Evangelho de Lucas nos convida a ser discípulos do amor e a subir até Jerusalém para tocar os sinais do amor de Deus, na realização das promessas. Cristo nos chama a verificar a certeza de Sua ressurreição ao terceiro dia e a comunicá-Lo com entusiasmo e alegria.

Cristo, nossa Páscoa, é o centro do amor de Deus e de nossa busca,  aceitação e compromisso. Há, pois, um “chamamento” à nossa identificação com Sua cruz.

Maria de Nazaré, feliz porque acreditou, aparece como referência do autêntico discípulo que acredita e vive todos os acontecimentos, sobretudo os mais dolorosos e difíceis. Ela vive em confiança e doação total, sabe permanecer e estar de pé na firmeza do poder do amor de Cristo morto e ressuscitado.

Hoje, o Imaculado Coração de Maria é forte sinal para toda a humanidade, um convite para aceitarmos o amor, a voltarmos a ele, a dizermos ‘não’ à tentação e sedução do mundo da violência, da morte, da arrogância e do poder do mal.

A Virgem Maria é voz da Boa Nova a anunciar que Cristo está vivo. Ela continua a ser presença da força do mistério pascal de Cristo que vence o pecado e a morte. Na sedução enganosa da construção do mundo à margem do amor de Deus, importa acatar a mensagem do Seu Coração.

A Palavra de Deus nos convida à arte de amar: “Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no Senhor”. O Salmo traduz a pessoa enamorada que canta a beleza da bondade e misericórdia de Deus, das maravilhas que opera. Maria, no Evangelho, aparece como a mais bela docilidade amorosa diante do projeto do Senhor.

Ela quer nos ensinar a arte mais importante: de amar. Amar é fácil de dizer, mas difícil de viver. Maria vive o amor como ninguém. Ao mostrar seu Coração Imaculado, é, sobretudo, a vida que ela nos mostra. A mãe de Jesus quer nos ensinar que o amor repara os pecados, reanima a esperança, leva à vida, une, constrói, perdoa, santifica, defende os pequeninos e liberta os humilhados.

O Seu Coração Imaculado sofre, de maneira incalculável, tantos crimes, pecados e ofensas. É preciso travar o mal com um amor incondicional a Deus. O Coração Imaculado de Maria é um convite, de forma especial, a todos os seus filhos para que Deus brilhe com mais transparência em todo o seu ser e vida.

“Espírito Santo, que orienta a vida dos homens e mulheres para Deus, ajude-me a dizer o meu ‘sim’ como fez Maria, a fim de que eu possa crescer, a cada dia, em sabedoria e graça, buscando, como Jesus, adequar minha vida ao querer do Pai”.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.