20 May 2022

Fortifique sua relação de amizade com Cristo

“Naquele tempo, Jesus disse: ‘Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (João 15,14-16).

Essa é a Palavra de Jesus para nós, nesta sexta-feira, meus irmãos e minhas irmãs. É um apelo, é um convite, um convite a ser amigo de Cristo. Amigo, aquele que caminha lado a lado, aquele íntimo, aquele que é companheiro.

E Jesus fez para os Seus discípulos esse chamado e o faz a cada um de nós, mas é um convite, como eu disse. Jesus não obriga ninguém a essa relação, a esse tipo de relacionamento. Somos livres para aderir e para acolher a amizade de Cristo como esse lugar de reciprocidade. Porque amizade é assim, amizade é essa reciprocidade, dar e receber amor.

Cristo nos chama a essa reciprocidade. Recebemos a Sua vida como um dom, como um presente, recebemos o Seu coração, mas também somos convidados a dar o nosso coração a Ele, a oferecer o nosso coração a Cristo, para que essa relação de amizade com Ele, pouco a pouco, vá sendo construída.

Esse tipo de relacionamento ao qual Jesus nos convida, ele se contrasta radicalmente com a mentalidade deste mundo, porque a mentalidade deste mundo é um amor que precisa ser merecido. Preciso fazer algo para merecer o amor, um amor que, muitas vezes, posso comprá-lo e um amor que me dá alguma coisa em troca. Isso, dentro da filosofia, chamamos de utilitarismo, quando usamos a amizade de alguém, a oportunidade de ter um relacionamento com alguém, para usufruir dessa pessoa algum benefício nosso, isso é utilitarismo.

Quanto mais parecidos com Cristo, mais essa relação de amizade vai sendo fortificada

Jesus nos chama a uma relação de um amor gratuito, um amor imerecido, um amor que não se compra, um amor que não espera nada em troca, um amor sem pretensões. É  esse amor de amizade ao qual Jesus nos chama. A amizade é o amor gratuito de Jesus.

Por isso que o Espírito Santo nos faz passar dessa condição que falou o Evangelho: de servos para amigos de Jesus. Porque o Espírito Santo nos cristifica, Ele nos faz mais parecidos com Cristo, e quanto mais parecidos com Cristo, mais essa relação de amizade vai sendo fortificada. É assim nas nossas relações de amizade humana, quando amamos alguém, algumas coisas daquela pessoa são assimiladas na nossa vida, o jeito de falar, algumas realidades se parecem muito, também com Cristo é assim.

É o Espírito Santo que nos faz passar da condição de servos para a condição de amigos, aqueles que podem estar perto do coração de Cristo, aqueles que são depositários de todos os tesouros e de todas as graças do coração de Jesus. Por isso, peçamos ao Senhor a graça de corresponder a tamanho dom, que realmente exista no nosso coração essa reciprocidade, esse desejo de também fazermo-nos amigos do Senhor.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.