16 Nov 2020

A fé nos permite enxergar o mundo

“O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo’. Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou’” (Lucas 18,41-42).

Passando em Jericó, o cego gritava de forma insistente ao Mestre Jesus: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim”. O grito desse cego é o grito de toda alma necessitada da libertação, da restauração, necessitada da presença de Deus na sua vida.

O grito do cego não é um grito de desespero, é um grito de fé, é um clamor de confiança, na certeza de que só Jesus poderia libertá-lo. Aquilo que o cego está gritando é, na verdade, a sua profissão de fé, pois ele acredita que Jesus é o Messias, ele crê no senhorio de Jesus.

Aqui tem duas coisas importantes naquilo que o cego está exclamando: primeiro, ele professa a sua fé em Jesus, o Filho de Davi. Sabemos que o Messias, aquele que era ungido de Deus, enviado de Deus, seria de fato o sucessor de Davi, viria da casa de Davi e, ao mesmo tempo, Ele tem o poder de perdoar os nossos pecados, de nos redimir, libertar-nos, por isso que do seu coração há esse clamor: “Tende piedade de mim”.

É preciso sair de todos esses marasmos para que possamos enxergar, para que realmente possamos ver a luz e a fé

Envoltos em tantas cegueiras no mundo em que estamos, precisamos, a cada dia, clamar para enxergar de novo, para enxergar melhor, para enxergar de verdade, porque estamos cegos, perdidos e não estamos enxergando o próprio interior.

Tantas coisas se passam na nossa alma e no nosso coração, mas nós não percebemos, não vemos, não enxergamos como devíamos enxergar. Do outro lado, há tantas pessoas passando ao nosso lado, convivendo e morando conosco, trabalhando conosco em diversas realidades, e não conseguimos enxergar o outro.

Segundo, porque há, dentro de nós, cada vez mais, de forma inflamada o pecado do egoísmo que faz de nós pessoas individualistas, centrados em nós. Movem-se muitas vezes dentro do nosso coração a soberba que nos deixa realmente presos às nossas mágoas, rancores e, acima de tudo, aos nossos interesses.

Precisamos sair de todos esses marasmos para enxergarmos, para que realmente possamos ver que a luz e a fé são, de fato, aquilo que ilumina o nosso interior. É por isso que Jesus está proclamando a esse cego: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”.

A fé nos salva, liberta e coloca-nos de pé; acima de tudo, a fé nos permite enxergar o mundo, as coisas, não com os nossos olhos humanos ou com a nossa visão humana, egoísta e distorcida, mas enxergar as coisas à luz, com a direção e a graça de Deus.

Com humildade, fé e persistência, clamemos ao Senhor Jesus: “Dá-me a graça de enxergar de novo e de enxergar melhor a cada dia”.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.