20 Jun 2019

A Eucaristia é o mistério do amor

O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória’” (1Cor 11,23-24).

Nesta quinta-feira, fazemos memória àquela quinta-feira em que o Senhor se entregou por nós antes da Sua Paixão. Depois das festividades do tempo da Páscoa, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos, numa quinta-feira, a Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor.

É a maior dádiva que o Senhor deu à Sua Igreja, a qual vive da Eucaristia, vive do Corpo e Sangue do Senhor. A Igreja é o corpo do Senhor. A Igreja, que é o corpo místico de Cristo, alimenta seus filhos com o Corpo e Sangue do Senhor.

Temos comunhão com Deus por meio do Corpo e Sangue de Cristo. “Quem não comer a minha carne e não beber o meu sangue, não terá a vida em mim” (cf. João 6,53). Por isso, a vida da Igreja é a comunhão com Jesus na Eucaristia.

Hoje, tem um sentido festivo, nossas ruas estão enfeitadas para as procissões, os tapetes de Corpus Christi para celebrar, comemorar e engrandecer Aquele que se deu por nós, para fazermos festa a Deus e louvarmos por tamanho amor.

A vida da Igreja é a comunhão com Jesus na Eucaristia

Que Deus é esse que, além de se fazer carne, de se encarnar no meio de nós, permanece conosco dando-se na forma e na aparência do pão e do vinho? É um Deus escondido, real, vivo, verdadeiro e presente com o Seu Corpo e Sangue.

Algumas confissões cristãs não entenderam as palavras do Evangelho, professam que Jesus está presente de uma forma aparente ou que Ele é apenas um simbolismo. Mas não é isso que a Palavra de Deus fala sobre a promessa da Eucaristia, não fala sobre a presença aparente, quanto menos de uma presença de recordação.

É real, autêntica e verdadeira. Quando Jesus nos diz que é o Seu Corpo, quem vai dizer: “Jesus, não é o Seu Corpo”. Quando Ele nos diz que é o Seu Sangue, não podemos dizer: “Jesus, não é o Seu Sangue, só parece com o Seu Sangue”.

É um mistério da fé, mas não um mistério que ninguém pode saber; é mistério, porque é muito profundo, é lindo, sublime, divino e sagrado. É muito amor.

A Eucaristia é o mistério do amor. É Deus nos amando, é Deus conosco, entre nós. Adoremos Jesus na Eucaristia e, mesmo que, por algum motivo, algo o impeça de receber o Corpo e Sangue do Senhor, por algum impedimento canônico, procure adorar Jesus, procure viver na comunhão com Ele, porque ninguém pode ser impedido de adorá-Lo, amá-Lo, agradecer-Lhe e engrandecê-Lo por presente e dádiva tão sublime.

Tão sublime sacramento, voltamos para Ele todo o nosso coração e nosso amor. Glórias e louvores se deem, a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.