23 Oct 2022

Escolha o caminho da humildade para alcançar o Céu

“O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado” (Lucas 18,13-14)

Meus irmãos, hoje é domingo, dia do Senhor, dia festivo, dia solene para nós cristãos, para nós católicos. Neste dia, Nosso Senhor nos instrui e chama-nos novamente à humildade, chama-nos à conversão.

Esta parábola do fariseu e do publicano representa duas realidades: a primeira desse fariseu que era temente a Deus, que vivia a Palavra à risca, mas faltava viver a misericórdia, faltava viver um olhar de compaixão com o outro; ao mesmo tempo, ele era soberbo e orgulhoso. A oração dele não tinha como ser ouvida por Deus, porque ele se elogiava na presença de Deus: “Senhor, eu faço isso, isso e isso…eu pago o dízimo e não sou como este ladrão”. Que oração é essa? “Aquele homem não foi justificado”, disse Nosso Senhor.

Depois, Ele citou o publicano que nem sequer ousava levantar os olhos, mas batia no peito: “Senhor, tem piedade de mim, porque sou pecador”. É claro que nós devemos devolver o dízimo, devemos ser honestos, devemos viver a Palavra de Deus, mas não podemos nos inchar, orgulharmo-nos a ponto de não tratarmos bem o outro, não tratarmos bem o próximo.

Façamos esse caminho de conversão e de humildade, reconheçamo-nos pecadores

Por outro lado, devemos fazer esse caminho de reconhecimento de que nós somos pecadores, devemos viver esse caminho de rebaixamento. Assim como Cristo se rebaixou para nos elevar, também precisamos nos humilhar para que Ele continue a nos elevar. É a Kenosis de Nosso Senhor; Ele se rebaixou, humilhou-se para nos resgatar, para nos levantar.

Meus irmãos, precisamos também fazer esse caminho de rebaixamento. Aquele homem, aquele pecador público, ele fez isso com os olhos baixos, e batendo no peito se reconhecia pecador.

Meus irmãos, é através da humildade que Nosso Senhor vai nos ouvir. O Senhor escuta os humildes, Ele escuta aqueles que são sinceros. Através da humildade, os humildes aprendem mais, conseguem perdoar mais e revelam certas situações. Os humildes, os pequeninos do Senhor, amam mais, e eles herdarão o Reino do Céus.

Façamos esse caminho de conversão e de humildade, reconheçamo-nos pecadores, humilhemo-nos na presença de Deus e Ele vai nos elevar. Humilhemo-nos ao nos colocarmos a serviço do Reino; humilhemo-nos servindo o nosso irmão, e o Senhor vai nos elevar. O caminho para o Céu é o da humildade. Sejamos humildes!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.