04 Oct 2022

Escolha estar aos pés do Senhor

“O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada’” (Lucas 10,41-42).

Meus irmãos, temos aqui um episódio em que Nosso Senhor vai à casa destes amigos em Betânia: Marta, Maria e Lázaro. E, ali, Jesus chega na casa, Maria O recebe, coloca-se aos pés d’Ele, e Marta continua a fazer os afazeres da casa. E, infelizmente, ocupada com tantas coisas ali, nem percebeu que era o Cristo que estava ali na sua casa e que Ele deveria ser servido, deveria dar a atenção a Ele.

E, quando nós não estamos em Deus, quando estamos perturbados, quando estamos ocupados com tantas coisas, perdemos um pouco a noção daquilo que é correto, não é!? O correto era o quê? Dar atenção ao hóspede.

E olha só que loucura a de Marta: “Mas, Jesus, o Senhor, não se importa, estou aqui fazendo os afazeres sozinha, manda que Maria venha me ajudar”. Olha só que loucura com quem Jesus ficaria? Ficaria sozinho? Jesus aproveitou a situação para ensinar Marta: “Marta, Marta! Tu te preocupas, tu andas andas agitada por muitas coisas, mas Maria escolheu a melhor parte”. Meus irmãos, somos chamados a escolher a melhor parte que é Ele, Jesus.

Jesus não proibiu Marta de realizar os afazeres. Marta até foi beatificada, o trabalho é importante, mas é importante também parar para estar com o Mestre.

O essencial é estar aos pés do Senhor, depois, todas as outras coisas vão se organizar

Você tem trabalhado, tem se cansado demais? Pois é! Não adianta só trabalhar, viu!? Trabalhe bastante, faça bem o seu trabalho, mas reze também. Esteja aos pés do Senhor, tenha o hábito de uma leitura espiritual; a leitura — é claro —, da Palavra de Deus.

Não percamos tempo, meus irmãos, com coisas fúteis; e não percamos tempo até mesmo com o excesso de trabalho. Trabalhe, mas há uma hora para cada coisa; hora do trabalho, hora do lazer, hora de estar aos pés do Senhor. Escolher a melhor parte.

Hoje, comemoramos São Francisco de Assis, nascido no ano de 1181 e falecido no ano 1226. Um santo superpopular, mas que escolheu a melhor parte. Entregou tudo, despojou-se de seus bens por causa de Nosso Senhor.

Meus irmãos, escolhamos a melhor parte; Ele, Jesus, amemos a Ele. Sabe por quê? Porque nos dedicando e amando a Ele, conseguiremos viver bem também as outras coisas.

Não te preocupes, não fique preocupado com tantas coisas. Não! Preocupe-se com o essencial, preocupemo-nos com o essencial. O essencial é estar aos pés do Senhor, depois, todas as outras coisas vão se organizar porque tudo parte do Nosso Senhor. Partindo d’Ele, depois, realizemos as outras coisas. Escolhamos também a melhor parte!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.