10 Jan 2022

Escolha entrar na companhia de pesca de Jesus

“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus” (Marcos 1,17).

“Segui-me!” Estar perto de Jesus, estar com Jesus é o nosso primeiro chamado. A proximidade com Jesus é o fundamento de tudo, e a nossa vida cristã só tem sentido se estivermos perto d’Ele. O convite que Jesus faz é a intimidade com Ele que, depois, é claro, vai gerar uma resposta vocacional, um engajamento, que depois vai nos pedir também uma entrega de vida, nas diversas formas que nós temos na Igreja. Mas a fé em Jesus e a experiência com Ele é de uma companhia, é de uma presença e de uma intimidade.

Os discípulos faziam parte de uma companhia, a companhia de pesca e, agora, eles farão parte de uma outra companhia para estar na companhia de Jesus. Lembra-me o fundamento da Congregação dos Jesuítas, da ordem dos Jesuítas no Brasil, a chamada: Companhia de Jesus. É isso, é estar na intimidade de Jesus, perto do Seu coração.

“Seguir” quer dizer que o discípulo caminha atrás do Mestre. No mundo de hoje, marcado pela ânsia por liderança, pelo comando, pelo poder, por cargos de chefia; no mundo marcado por esta forma, Jesus nos chama à escola do discipulado onde a última lição vai ser o lava-pés, a entrega total na cruz. Esse é o nosso Mestre e Senhor, é isso que Ele nos ensina.

Escolha seguir Jesus, escolha entrar nessa companhia de pesca, ser pescador de homens e de almas

“Pescadores de homens”, ensinaremos a outros esse caminho de salvação, aquilo que nós experimentamos, aquilo que nós vivemos com o Senhor, Ele quer que nós também compartilhemos com outros, que nós sejamos pescadores de homens. Você ajudará outros a deixarem uma vida velha e a se aventurarem numa vida nova. Você também será instrumento para que outros conheçam essa verdade na igreja, nas obras de apostolado da igreja, nas missões da igreja, que é a missão do Filho de Deus, você também será pescador de homens.

A decisão precisa ser radical, os discípulos imediatamente deixaram as redes e seguiram Jesus. A proposta de Jesus toca o desejo de plenitude no coração dos discípulos, porque, para deixarem imediatamente, certamente, aquela palavra de Jesus, aquela proposta de Jesus tocou no mais profundo do coração daqueles homens. Se você permitir que a voz de Cristo ecoe dentro de você, você vai encontrar força e capacidade para responder ao chamado que Ele lhe faz. Seja qual for esse chamado, não tenha medo, não tenha receio, deixe que esta voz de Jesus ecoe dentro do seu coração com força para que você também, radicalmente, escolha seguir Jesus, escolha entrar nessa companhia de pesca, ser pescador de homens e de almas, e a viver a linda aventura de construir o Reino de Deus.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.