22 Feb 2017

É o Senhor quem governa a Sua Igreja

As forças do inferno nunca poderão vencer aquilo que é a Igreja do Senhor

“Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.” (Mt 16,18)

Celebramos, hoje, a festa da Cátedra de Pedro. A palavra “cátedra” vem de cadeira, ou seja, a cadeira daquele que governa, daquele que se senta ali para comandar, estar à frente, ser o primeiro. Na catedral está a cátedra, a cadeira daquele que preside, que governa, e assim é em todas as catedrais do mundo inteiro, a cátedra onde se senta o bispo daquela igreja.

A Igreja no mundo inteiro tem sua central em Roma, na Itália, onde está a cátedra de Pedro, onde se senta o Bispo de Roma para governar a Igreja no mundo inteiro. Isso vem do Evangelho, da Palavra de Deus, da profissão de fé de Pedro, que professou que Cristo é o Messias, o Filho de Deus. Por isso Jesus diz: “Pedro tu és pedra”.

O primeiro nome de Pedro é Simão, e foi o próprio Jesus quem deu um significado novo àqueles que O seguiam, por isso Simão passou a ser Pedro, nome masculino de pedra, rocha, e é sobre essa rocha que a Igreja do Senhor está edificada.

Pedro foi o escolhido, o primeiro dos apóstolos, o primeiro a ser citado, mencionado, a governar a Igreja que se inicia ali em Jerusalém. Então, na figura dele está o princípio, o início da Igreja. Mas ele não a governa simplesmente na autoridade, mas no serviço aos irmãos.

Governar é, acima de tudo, cuidar, velar, manter a unidade da fé, e é isso que estamos celebrando no dia de hoje. Louvado seja Deus, que tem uma Igreja espalhada por todo o mundo e a mantém unida num só rebanho na figura de Pedro.

Pedro para nós, hoje, chama-se Francisco, o sucesso do número 266 no governo da Igreja nesses mais de dois mil anos de história. Assim como diz a Palavra, as forças do inferno nunca poderão vencer aquilo que é a Igreja do Senhor.

Ela passa por tribulações, por dificuldades e tempestades, mas a pedra, que é Pedro, é edificada em Cristo Jesus, por isso o Senhor sustenta Sua Igreja. Rezemos, amemos a Igreja, zelemos por ela, rezemos por aquele que hoje se senta na cátedra, cuja responsabilidade é governar, manter a unidade e o serviço a todos os irmãos.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.