28 Feb 2022

É necessário ter o coração livre para amar a Deus

“Jesus olhou para ele com amor e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!’ Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico” (Marcos 10,21-22).

Aqui, no Evangelho, costumamos chamar de “a passagem do jovem rico”, mas o texto bíblico não diz se ele era jovem, diz que era um homem. Mas é interessante que se tratava de uma pessoa profundamente comprometida, era uma pessoa que guardava todos os mandamentos e os observava. O texto bíblico discorre todo esse diálogo. O padre fez uma síntese aqui, mas no diálogo desse homem com Jesus fica claro: é um homem comprometido. Comprometido com a observância dos mandamentos, é comprometido com os preceitos de Deus, é alguém que quer ser de Deus, que quer experimentar Deus, mas não basta ser bom, é preciso ser livre.

Não basta ser bom, precisamos ser livres, porque, na liberdade dos filhos de Deus, essa bondade que trazemos age com uma potência muito forte. Por isso que Jesus precisava tornar o coração desse homem (que era bom) num coração livre.

Jesus olha para esse homem com amor, diz a Palavra. Porque, na verdade, só o amor de Cristo nos torna livres. É claro que nós obedecemos aos mandamentos, é claro que você busca viver os preceitos de Deus, uma vida reta, uma vida digna, mas isso não é suficiente, porque se o amor de Cristo não nos torna livres interiormente, podemos até observar interiormente todas as coisas, mas o nosso coração ficará sempre vazio.

O seu coração precisa ser livre dos bens materiais para que eles sejam instrumentos no seu segmento a Jesus

Uma coisa faltava para aquele homem. Jesus tem um olhar e consegue detectar, no coração daquele homem, o que faltava: libertar-se das posses. Elas podem ser de vários tipos, as posses não são só material, não é só dinheiro, não são só bens materiais — casa, carro, coisas —, mas as posses podem ser afetivas. Você pode ser apegado a um sentimento, você pode ser apegado a uma pessoa, e as posses podem ser até mesmo religiosas.

Aquele homem observava tudo; desde a sua juventude, ele observava os mandamentos. Nós também podemos correr o risco de tornar a nossa vida espiritual uma posse nossa, e achar que isso para nós seja suficiente, mas Jesus aponta para ele: “O seu tesouro precisa estar no Céu”. Jesus ensina ao coração daquele homem a atribuir um valor exato para as coisas, para as pessoas, um valor justo para as coisas. Porque, a partir do momento em que centralizamos Deus na nossa vida, todas as outras coisas ocupam o seu lugar justo.

Aquele homem tinha um pouco de desordem em relação a isso, porque as coisas, os bens materiais, estavam ocupando um lugar errado, e ele estava juntando tesouros aqui na Terra. Jesus diz: “O seu tesouro é no Céu”, “Você precisa juntar tesouros no Céu, por isso, vem e segue-me. Deixa, neste momento, essas coisas, vem e segue-me”. Ou seja, trocar algo bom, porque aquele homem tinha muitas posses, era muito rico, diz a Palavra.

Trocar algo bom por algo sublime, trocar algo que é muito sublime, por algo ainda melhor, mas o texto bíblico termina dizendo que aquele homem foi embora abatido e triste porque era muito rico.

A riqueza não era a tristeza daquele homem, porque a riqueza não é uma maldição, os bens materiais que você possui são uma bênção, os bens materiais não são uma maldição, mas o motivo era o apego a essas riquezas. O problema não são os bens materiais, mas a nossa forma de nos relacionarmos com eles. Por isso que sem um coração livre não se pode nunca seguir Jesus. Porque se você vai correr atrás dos bens materiais, você pode até possuí-los, mas o seu coração precisa ser livre deles, para que esses bens sejam instrumentos no seu segmento a Jesus e não o contrário, um empecilho.

Abra o seu coração, permita que Jesus, hoje, também pergunte ao seu coração: “O que te falta?”, “Qual é a realidade que falta ao seu coração para que você seja totalmente entregue ao meu seguimento?”. Que a graça do Senhor esteja conosco!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.